domingo, 25 de maio de 2014

Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) de Fernando Pedroza, Lajes, Santana do Matos, Pedra Preta, dentre outros, participam de capacitação em Caicó

O CAPACITASUAS visa promover a capacitação dos gestores, trabalhadores e conselheiros da assistência social que, pautada pela gestão da educação e do trabalho permanente, exige um novo perfil de um profissional ético e comprometido. está dividido em duas etapas que serão realizadas até o final do ano. O evento para implantação do Programa ocorreu com a presença da Governadora Rosalba Ciarlini; a Secretária da Sethas, Shirley Targino; a coordenadora do SUAS-RN, Teresa Almeida; representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS); da UERN; do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS) e do Colegiado Estadual de Gestores da Assistência Social (COEGEMAS).

“Com a implantação do programa em todos os municípios potiguares, teremos uma consolidação na identidade dos gestores do SUAS e poderemos oferecer à população norte-rio-grandense, programas, serviços e benefícios socioassistenciais com mais qualidade e conhecimentos técnicos”, explicou a titular da SETHAS, Shirley Targino.

A primeira etapa CAPACITASUAS terá início no mês de maio com 1.560 vagas para profissionais dos 167 municípios, disponíveis em três cursos, sendo esses: Introdução ao Provimento dos Serviços e Benefícios Socioassistenciais e a Implementação de Ações do Plano “Brasil sem Miséria”; Atualização em Indicadores Para Diagnóstico e Acompanhamento do SUAS e do Brasil sem Miséria e a Atualização em Gestão Financeira e Orçamentária do SUAS.

A segunda etapa será iniciada após a finalização da primeira e também atenderá todo o Estado. Os cursos oferecidos nas duas etapas serão executados em cinco pólos: Natal, Mossoró, Santa Cruz, Caicó e Pau dos Ferros e terá carga horária de 40 horas.

O Governo Federal em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social - SETHAS e, em parceria com a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), realizou no período de 19 a 23 de maio do corrente ano, a Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social – CAPACITASUAS.

No período de 19 a 23 de maio do corrente ano, ocorreu o Capacitasuas ministrada pela UERN, voltada para os trabalhadores do SUAS. Os técnicos dos municípios de Lajes, Fernando Pedroza e Pedra Preta, Santana do Matos, participaram da referida capacitação no polo de Caicó. O primeiro curso voltado para os técnicos intitulado foi Introdução ao Provimento dos Serviços e Benefícios Socioassistenciais e a Implementação de Ações do Plano “Brasil sem Miséria”, buscou ampliar e unificar saberes entre os profissionais.

Nas oficinas houve forte integração entre os profissionais dos diferentes munícipios com trocas de experiências por meio de debates riquíssimos; com considerações pontuações e sugestões de como solucionar os complexos casos existentes na Assistência Social. Ou seja o olhar humanizado para as famílias em vulnerabilidades, e com seus direitos violados, referenciadas nos equipamentos sociais.
Representante do MDS, o Sr. Mauricio Boldrin Zampaulo, a psicóloga Ceiça Josuá, 

a professora da UERN Suzaneide e a psicóloga do CRAS Juliane.
Ao lado da psicóloga Ceiça Josuá a assistente social Neidinha e Elânia 

coordenadora do CRAS de Fernando Pedroza.
Participação de Lajes e Pedra Preta.
Participação de Thayanne, assistente social de Santana do Matos.
Participação de Lajes e Jardim do Seridó.
Participação de Lajes e Pedra Preta.

Por Ceiça Josuá.