sábado, 6 de maio de 2017

Câmara de Lajes tem sessão bastante movimentada


A câmara municipal de Lajes teve uma sessão bastante participativa na noite desta sexta feira (05), logo no inicio dos trabalhos atendendo a solicitação da vereadora Suely Soares (PCdoB), o professor Canindé Rocha e o ambientalista Cicero Eleutério representando o padre Zezinho, usaram a tribuna da câmara para falar sobre a Campanha da Fraternidade que neste ano de 2017, trouxe como tema principal os Biomas Brasileiros.



No inicio da explanação Cicero usou a tribuna para protestar contra a desertificação de arvores nas ruas de nossa cidade, citando o corte de uma arvore frutífera no bairro São Judas Tadeu, em aparte a vereadora Suely Sores se solidarizou com o ambientalista e disse que também estava na luta vestino a camisa contra a desertificação em nosso município.





Já o professor Canindé Rocha (canindézinho), abordou sobre o bioma da caatinga e sua importância no Sertão Nordestino.

Canindé Rocha também combateu contra a desertificação da caatinga e disse que esta luta não é só da igreja católica, mas de um movimento ecumênico envolvendo outras igrejas e vários seguimentos da sociedade civil organizada.

O professor externou sua alegria em dizer que esse tema tão importante da Campanha da Fraternidade idealizado pela CNBB, nasceu aqui no nosso estado, na Arquidiocese de Natal.

Em aparte o vereador Alderi Pereira (PRP), disse está solidário com esse projeto contra a desertificação da nossa caatinga e comentou que a desertificação é crime contra o meio ambiente e que existe uma linha verde do IBAMA com o número 0800- 61 8080 para se fazer denuncias contra esse tipo de agressão a natureza.



Quem também se pronunciou favorável ao tema, foi o vereador Nildo de João Oião (PMDB), e se prontificou a ajudar o projeto fazendo a doação de mudas de plantas frutíferas para a equipe da nossa paróquia. 

Nildo ainda usou a tribuna para trazer duas boas noticias para a nossa população a 1ª foi que uma nova empresa assumiu a obra de reforma do nosso estádio de futebol e que a mesma está em ritmo acelerado, segundo a informação do prefeito Marcão e a 2ª noticia, foi no tocante ao nosso matadouro o edil informou que a prefeitura em parceria com a CAERN, com recursos próprios do munício irá trocar a tubulação da rede de esgoto que ainda irá proporcionar o saneamento básico de 13 residências próximas ao nosso matadouro.



Quem também usou a tribuna na sessão de ontem foi o vereador Aldetri Pereira (PRP), que iniciou seu pronunciamento parabenizando o município pela homenagem a 1ª Prefeita da América Latina com a realização da Semana Alzira Soriano.

O parlamentar ainda comentou sobre o PL 007/2017 de sua autoria que determinava a secretaria municipal de saúde afixar os nomes dos servidores no mural dos seus locais de trabalhos, mostrando assim a transparência do governo municipal no tocante a não existência de funcionários fantasmas no quadro de servidores do nosso município, o projeto foi rejeitado no plenário da câmara, o que causou indignação ao parlamentar

Um outro assunto que está causando indignação ao vereador oposicionista é  a falta de atenção do poder executivo no tocante a  resposta de algumas solicitações dos parlamentares o que constitui na opinião do vereador uma falta de respeito do gestor para com o poder legislativo.



Ainda na participação dos representantes da igreja na sessão houve um momento histórico quando o nosso querido Leal Sucesso levou uma mensagem contra a desertificação cantando uma música do saudoso Carlos Alexandre que fala sobre o tema e no final da sessão na hora lanche, o vereador Nildo de João Oião, revelou seu lado artístico no violão para o público presente. Inédito !