quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Secretários do Nordeste se reúnem em Natal para discutir aumento da pobreza na região


O III Encontro de Secretário(a)s de Assistência Social do Nordeste, com o tema “Integração Regional, Inovação e Aprimoramento do SUAS” será realizada em Natal nesta sexta-feira (07), na Escola de Governo Dom Eugênio Sales, no Centro Administrativo, em Lagoa Nova. Na pauta, está a discussão do aumento da pobreza e extrema pobreza na região, exclusão de 400 mil famílias do Programa Bolsa Família no Nordeste em 2019 e apresentação de propostas para o enfrentamento dessa situação, explica a secretária de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas-RN), Iris Oliveira.
Segundo Iris Oliveira, anfitriã do evento, o Encontro tem caráter de oficina regional do Fonseas (Fórum Nacional de Secretário(a)s de Assistência Social), sendo a primeira do Nordeste. O objetivo é identificar demandas regionais específicas, oportunidades de integração regional e compartilhamento de inovações sociais e tecnológicas entre os estados, bem como possibilidades de novos investimentos sociais internacionais e nacionais, e outras expressões da desigualdade social, resumiu.   
Neste III Encontro serão definido um modelo de um projeto piloto de desenvolvimento, o alinhamento e a proposição de um modelo de organização regional e governança no âmbito do Consórcio Nordeste. Também será apresentado o panorama dos investimentos e fundos na região, assim como a pactuação do primeiro projeto regional.
Em Natal, os participantes do Encontro vão mobilizar esforços e apoios na implantação de um Fórum Regional de Secretários de Assistência Social no âmbito do Consórcio do Nordeste.
O Encontro Regional de Secretário(a)s terá a participação de Carlos Gabas, do Consórcio Nordeste, e de Márcia Lopes, ex-ministra de Desenvolvimento Social do Governo Lula e consultora do Sistema ONU.
BOLSA FAMÍLIA
A exclusão de pessoas em situação de extrema pobreza do Programa Bolsa Família é uma das principais motivações dessa reunião de secretários. “Pretendemos apresentar alguns projetos que possam ser adotados no âmbito da região para enfrentamento da pobreza”, destacou a secretária.
“Cresce a população em situação de rua ao mesmo tempo que há o desfinanciamento de programas das políticas públicas por parte do governo federal e que vai impactando no funcionamento dos serviços socioassistenciais existentes e impedindo a expansão e consolidação dos mesmos, com consequências imediatas no agravamento das situações de extrema pobreza na região”, acentua a secretária da Sethas.

PROGRAMAÇÃO
07/02/2020 – Reunião dos Secretários
Local: Escola de Governo Dom Eugênio Sales, no Centro Administrativo, em Lagoa Nova
9h - Abertura
9h30 - “Dimensões da Pobreza e formas de Enfrentamento”
Profº Drº Roberto Alves da Silva – UFRN, Departamento de Serviço Social, Programa de Pós- Graduação em
Serviço Social.
10h15 - “Relato das Ações, Cooperações Internacionais e Oportunidades na Região Nordeste
Iris de Oliveira – Secretária de Estado de Trabalho, Habitação e Assistência Social do Rio Grande do Norte
Marcia Lopes – Ex Ministra de Desenvolvimento Social do Governo Lula, consultora do Sistema ONU.
11h - “Consórcio do Nordeste: primeiros projetos e possibilidades de integração”
Carlos Gabas - Secretário Executivo do Consórcio Nordeste.
12h - Almoço
13h30 - “Análise de Cenário, Modelo de Governança e Proposta preliminar”
Comissão Técnica
17h - Encaminhamentos finais e encerramento





--
Assessoria de Comunicação - Sethas/RN
Silvio Andrade