quinta-feira, 19 de março de 2020

Segue notícia da Prefeitura Municipal de Encanto.

Covid-19 tematiza vídeo da Secretaria de Saúde

Todos os municípios devem estar preparados para conter a transmissão do novo coronavírus – capaz de gerar uma síndrome respiratória aguda grave –, em evidência em vários países, inclusive no Brasil. Logo, o Governo de Encanto, através da Secretaria de Saúde, resolveu orientar a população sobre as principais medidas de precaução, sem causar pânico em relação à questão.

Uma gravação realizada ontem, 18, no Hospital Municipal Erika Emmanuelle Soares Arquileu, foi disponibilizada pela comunicação oficial da gestão na rede social “Facebook”. No vídeo, esclarecimentos do secretário Diego Vasconcelos e da médica Márcia de Oliveira se alternam a fim de informar aqueles que ainda possuem dúvidas.

“No nosso município, não tem nenhum caso suspeito nem muito mesmo confirmado”, já iniciou Diego em referência à Covid-19, explicada a seguir: “a princípio, ele [o vírus] causa sintomas respiratórios simples, como uma síndrome gripal”, afirmou Márcia, ao comentar que, apesar de 80% dos acometidos desenvolverem a forma leve da doença, a preocupação da classe médica é a sua forma rápida de disseminação.

Por esse motivo, a orientação da procura do serviço de saúde só em situações de urgência, ou seja, estritamente necessárias, está dentre as instruções centrais, direcionadas especialmente aos idosos e pessoas imunocomprometidas. De acordo com Márcia de Oliveira, os jovens contaminados podem apresentar uma Covid-19 branda, por serem donos de um sistema imunológico mais resistente.

Febre, tosse e dispneia (falta de ar) são os sintomas perceptíveis da doença, frisados por Diego. O cuidado ao tocar as superfícies é outro ponto de destaque da gravação, pois nelas o vírus se aloja, contribuindo para sua proliferação, quando os indivíduos não praticam a higienização obrigatória.


Atenciosamente,
SAMARA SIBELLI
Secretária de Comunicação