quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Comentando - F. Cruz – Canelinha

Garibadi Ministro

O Senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) foi confirmado como o novo Ministro da Previdência Social do governo Dilma Russef, a ida do Senador Potiguar para o ministério foi uma indicação do PMDB nacional que foi acatado pela Presidente Dilma. O Rio Grande do Norte já ocupou nestes últimos vinte anos, três ministérios, dois deles ocupados pelo tio do Senador Garibaldi, o ex-ministro Aluízio Alves, o da Administração no governo Sarney e Integração Nacional no Governo Itamar Franco. Despois este segundo ministério foi ocupado pelo ex-senador Fernando Bezerra, o interessante nesta historia toda é que todos foram indicados pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), o Senador Garibaldi Filho votou e apoiou aqui no estado o nome da Presidente eleita Dilma Russef (PT), mesmo contrariando alguns petistas como foi o caso do ex-candidato a Senador pelo PT Hugo Manso que foi o principal desafeto de Garibaldi na Campanha Passada. Mas na politica tem de tudo e um pouco mais, agora o PT do Rio Grande do Norte vai assistir de Pé Garibaldi Filho na equipe ministerial de Dilma. Garibaldi Filho tem nos seus 40 anos de vida pública uma história de vitórias, foi Deputado Estadual quatro vezes, Prefeito de Natal, Governador do Estado duas Vezes e três vezes Senador, para o nosso estado é muito honroso ter Garibaldi Filho como Ministro de estado, conheço-lhe de perto, fui seu locutor em 1982 na sua campanha para Deputado Estadual e acredito que o nosso estado só terá a ganhar muito com essa indicação.

Parabéns Garibaldi, Sucesso meu Senador!!!!


Ministro Garibaldi Filho afirma que Previdência é o maior desafio da carreira


O novo ministro da Previdência Garibaldi Filho falou ontem no Programa PANORAMA POLÍTICO:

A indicação para ministro da Previdência lhe atrai ou lhe desafia?

Desafia. Porque essa é uma pasta onde o próprio ministério não tem se revelado capaz de enfrentar a problemática da previdência. A despeito de já ter melhorado muito, são avanços que foram registrados ao longo dos anos com relação ao que significavam as filas e a problemática do atendimento do recebimento da aposentadoria. Mas o grave mesmo, o problema crônico e histórico é o déficit da previdência. Isso (o déficit da previdência) não será revertido tão facilmente. É necessário uma reforma que não pode também ser traumática. Esses são alguns dilemas que compõem a história. Agora é preciso dizer que o problema da previdência é tão grave no Brasil quanto na Europa ou em qualquer outro país do mundo.

Então na gestão do senhor no ministério a tão falada reforma da previdência será feita?

Veja, eu vou conversar com a presidente. O desafio quem vai priorizar é ela. Estou pronto para servir ao Governo no cumprimento das diretrizes dela (da presidente Dilma Rousseff). Estou consciente que não é fácil, mas vamos poder fazer um bom trabalho, algo que já vem sendo feito em alguns aspectos pelos ministros que me antecederam. Agora a reforma da previdência será uma decisão a ser tomada pela presidente e por todo governo. Isso porque ela terá repercussão no Governo todo.

O senhor foi, recentemente, presidente do Congresso Nacional. Também já atuou como governador e como senador pelo Rio Grande do Norte. Agora ministro. Seria esse último o seu grande desafio?

Cada desafio é maior do que o outro. E não falo isso como retórica. Posso dizer que esse (o ministério da Previdência) é um desafio pra valer mesmo, um grande desafio.