sábado, 12 de março de 2011

Evento

CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil realizou encontro do núcleo estadual de educação
(na primeira foto à esquerda, Mariluce - CNTE, Justina Iva - ex-secretária de Educação, prof Renier, profª Olívia – CTB/RN. Na foto à direita, a comissão coordenadora do núcleo educação RN)

.

Com o objetivo de discutir o PNE (Plano Nacional de Educação) e a situação da educação no município de Natal, especificamente, como também no Rio Grande do Norte realizou-se na última semana de fevereiro o encontro do núcleo estadual da CTB. Tal momento contou com a presença de representantes e militantes da entidade nas várias regiões do estado, representantes da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), sindicatos filiados, simpatizantes, UJS (União da Juventude Socialista), mandato George Câmara (vereador em Natal pelo PCdoB),entre outros. Oportunamente foi criada uma comissão de coordenação do núcleo que terá sob sua responsabilidade a avaliação constante do contexto educacional no estado e proposição de ações visando a defesa dos anseios dos trabalhadores e trabalhadoras em educação, reforçando suas bandeiras em defesa da classe trabalhadora. Na Região Central foi eleito como coordenador representante dessa comissão o Professor Renier Luiz (Lajes-RN).

Outra informação muito importante para os trabalhadores é que as centrais sindicais podem ter horário na TV. A comissão de Trabalho da Câmara Federal aprovou em 17 de novembro um projeto de lei que concede às centrais sindicais dez minutos por semana nas emissoras de TV e rádio do país.Entre outros aspectos positivos, o projeto prevê que: as peças produzidas pelas centrais irão ao ar entre 6h e 22h às terças-feiras; a veiculação poderá ser feita em blocos de dez minutos ou subdividida em inserções de 30 segundos a um minuto; a exibição não será facultativa, mas obrigatória e gratuita; e as emissoras poderão abater os custos de seus tributos. Nos programas, as centrais poderão tratar de três temas: matérias de interesse de seus representados; mensagens sobre sua atuação sindical; e divulgação de posições políticas das centrais.