sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Em Londres, Lula diz que G-20 não ajudou a impedir volta da crise

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou, nesta sexta-feira (30) o papel desempenhado pelo G-20, grupo formado por 20 países desenvolvidos ou em desenvolvimento, para combater a crise econômica, iniciada em 2008 e agravada agora principalmente nos Estados Unidos e Europa.
Durante conferência em Londres promovida pela revista "The Economist", Lula pregou uma nova governança global para encarar a crise. "Não dá para os países tomarem decisões unilateralmente", disse, a um grupo de líderes e empresários reunidos no evento.
O ex-presidente avalia que o G-8 perdeu importância com a ascensão de novos atores na economia mundial e que o G-20 não cumpriu as promessas feitas na reunião de 2009, em Londres, de democratizar o grupo, regular o sistema financeiro e acabar com os paraísos fiscais.
"Para os Estados Unidos e a Europa, a crise já estava resolvida, mas não estava." Acrescentou que, nas reuniões do G-20, "parece que não existe problema". "Só percebemos que existem problemas pela imprensa", completou.



Fonte: Globo.com