sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Relatório de trabalho da coordenação de saúde em Jardim de Angicos.

Desde o final de 2011 quando fui contratado para esta função, ciente das dificuldades a serem enfrentadas a frente desta área, agradeço ao meu Deus que vem dando-me orientação, direção e graça para enfrentar os desafios.
Neste momento venho depois dos primeiros meses de trabalho, mostrar neste relatório vários resultados positivos e outros a serem trabalhados, em conjunto com o Prefeito Agnelo Bandeira, o secretario João Maria e o diretor Gleydson Bezerra estamos realizando em prol da saúde Jardinense.

Pontos positivos e Resultados da coordenação de saúde em Jardim.


Ações em Destaques:
1° Logo em nossa chegada, promovemos um reparo geral nos equipamentos da unidade, tas como: armarios, cadeiras, birôs, macas, oxigênio, cadeira de rodas e colocamos pilículas na frente da unidade, e neste mês de fevereiro de 2012 emplacaremos todas as salas da nossa unidade.
2° Implantamos a SALA DE MEDICINA, onde hoje realizamos em nossa unidade cerca de 20 ELETROS DE CORAÇÃO semanalmente ajudando salvar vidas.
Nota: Considero isto uma grande vitória para o povo Jardinense.
3° As consultas e os exames de média e de alta complexidade, cerca de 80% já foram atendidos na capital do Estado, sobre está área de consultas, posso afirmar que está sobe controle. Só em 2011 foi transportado e atendido em Natal mais de 500 pacientes entre consultas e exames.
Nota: Hoje a ambulância não viaja mais para fazer os exames em Natal, que digo assim de passagem, que era um tormento para os pacientes que se trasportava na mesma, hoje temos um carro exclusivo para estas viajens de consultas e exames e quando necessario alugamos outro e a ambulância ficou apenas para as urgências.
4° A Médica Dra. Dayanna Barreto vem atendendo semanalmente acima de 150 pacientes em jardim e nas comunidades e o Dentista Dr. Thiago atende de segunda a quarta com abturações e extrações atendendo acima de 30 pacientes por semana.
5° A Farmácia Básica está bem abastecida, e atendemos só de hipertenços e diabéticos aproximadamente 350 pacientes. Estamos recadastrando todos os hipertenços e diabéticos do nosso municipio e tentando desafolgar a farmácia local da nossa unidade, já com a parceria firmada da Farmácia Irmã Dulce, estamos trazendo a farmácia popular semanalmente para todos.
para mais perto da nossa população Jardinense.


Pontos que estão sendo trabalhados

* Temos dificuldades de transportes, precisamos urgente de uma nova AMBULÂNCIA e já encaminhamos ao governo do estado 2 oficios solicitando-a, e também, fizemos no ano passado uma AUDIENCIA PÚBLICA, que visa adquirir também uma unidade móvel, a reestruturação da unidade Local e a implatação de um LABORATÓRIO DE BIOQUIMICA para os exames de Sangue, feses e urinas. Estamos aguardando a posição do governo sobre este recurso que será destinado para esta ação.
* Temos uma dura realidade e que não depende só do nosso município, depende também do nosso Governo Estadual, desde dezembro de 2011, estamos sem fazer exames de laboratório, a PPI foi realizada ainda em 2011, mais ainda não foi desbloqueada pelo ministério da saúde e depende do estado, pois estes exames são realizados na regional com sede em João Câmara, onde também está pactuado vários outros tipos de exames e consultas, como as ULTRAS e outros.

POSTAREMOS EM BREVE MAS RESULTADOS

Edmilson Lima Roberto
Coordenador de saúde em Jardim de Angicos