sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Pleito da Faern sobre transporte do milho da Conab é aprovado pela Secretaria de Agricultura

Nesta quinta-feira (13), o pleito da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern), que sugere que o Governo estadual pague um bônus de R$ 50,00 sobre cada tonelada de milho licitada pela Conab para atender imediatamente os armazéns de Currais Novos, Assu e Caicó, foi aprovado pela Secretaria de Agricultura e será encaminhado para formalização de um convênio entre o Governo do RN e a Conab Nacional. A informação foi confirmada pelo presidente da Faern, José Vieira. 
De acordo com o presidente da Federação da Agricultura, o preço pago atualmente aos carreteiros que transportam a carga dos armazéns da Conab para o Rio Grande do Norte é baixo. “Por isso, esse comércio é dificultado e não atrai as transportadoras. Mas com o incremento dos R$ 50,00 ele poderá ocorrer e ajudar rapidamente os nossos armazéns e consequentemente, os nossos produtores rurais”, ressaltou José Vieira. 
Ainda de acordo com o presidente da Faern, a ideia é trazer 3.000 toneladas para os armazéns localizados nas cidades de Caicó, Currais Novos e Assu. “Esperamos que os trâmites burocráticos se resolvam rapidamente entre o Governo e a Conab. Com isso, o milho chegará mais depressa ao nosso estado e amenizará os efeitos devastadores dessa seca”, comentou Vieira. 

Mossoró receberá 1.900 toneladas 
Na quinta-feira passada (06), dos 37 lotes licitados pela Conab nacional, 33 não tiveram resultados, ou seja, apenas quatro conseguiram caminhoneiros dispostos a receber o que a Instituição paga pela tonelada transportada. 
No estado, apenas Mossoró foi beneficiada com 1.900 toneladas das quase oito mil que a Conab nacional enviará do seu estoque. “É por isso que pedimos a máxima urgência nos processos burocráticos entre o governo estadual e a Companhia de Abastecimento. Com essa medida positiva, os nossos produtores rurais irão respirar com mais tranquilidade”, finalizou José Vieira, da Faern.

fonte: ECOAR Notícias.