domingo, 7 de abril de 2013

Federação da Agricultura e prefeitos debatem a seca no interior e pedem agilidade do Governo

No final da tarde de quinta-feira (04), o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern), José Álvares Vieira, recebeu na sede da Instituição a visita dos prefeitos Benes Leocádio, de Lajes, Jackson Bezerra, de Afonso Bezerra, e Fabiano de Souza, de Serrinha, para uma conversa que girou sobre a problemática da seca no interior potiguar.

Na oportunidade, os prefeitos conversaram com Vieira e com o assessor técnico da Faern, Henderson Magalhães, sobre a situação vivida nas pequenas cidades e o colapso na economia dessas localidades. “Se nada fizermos, e urgentemente, seremos engolidos por essa seca. Não podemos aceitar mais essa realidade”, afirmou o prefeito Jackson Bezerra.

De acordo com José Vieira, da Faern, a expedição Retratos da Seca, promovida pela Federação da Agricultura em fevereiro, serviu para mostrar para a sociedade o verdadeiro caos em que se encontra o campo potiguar. “A nossa viagem serviu para observarmos verdadeiramente a total precariedade das políticas para o produtor rural e para a economia dos municípios do interior. Por isso, essa reunião com os prefeitos servirá para planejarmos outro plano de ação para enfrentar essa terrível seca. Outros encontros futuros serão planejados e uma estratégia de cobrança será feito ao Governo estadual e federal”, ressaltou o presidente da Faern. 


Pouca ação do governo Dilma 

Na conversa desta quinta-feira um dos assuntos mais comentados foram às ações do governo Dilma Rousseff com relação à seca no Nordeste. “Projetos e planos que ainda não saíram do papel e que deixam o produtor rural na expectativa. Talvez essas ações já cheguem muito tarde. É uma pena”, declarou o prefeito de Lajes e presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), Benes Leocádio. 

Na terça-feira (02), a presidente Dilma Rousseff declarou que sua gestão tem uma parceria incondicional com a população e os governantes do Nordeste, ao anunciar investimentos de R$ 9 bilhões para o combate aos efeitos da seca na região. Em reunião do conselho deliberativo da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) com governadores, realizada em Fortaleza. “Esperamos que esses valores sejam utilizados de forma correta e com medidas emergenciais. Perfurar poços e instalar cisternas são ações importantes, mas acredito que outras mais fundamentais deveriam vir na frente”, finalizou o prefeito de Serrinha, Fabiano de Souza.

Paulo Correia - Assessoria de imprensa do Sistema Faern/Senar