domingo, 7 de abril de 2013


Representantes da CAERN vão a Câmara Municipal

Atendendo ao requerimento do vereador Felipe Menezes (PMDB), representantes da CAERN estiveram na sessão da última sexta feira (05/04), para prestarem esclarecimentos sobre a distribuição de água para as comunidades rurais do município, em particular, a região da Serra do Lombo, compreendendo o Distrito de Firmamento e os Assentamentos Três de Agosto e Boa Vista.

Compareceram a sessão os senhores Erivan Souza (Gerente de operação regional da CAERN) e Valdemir Dantas (Gerente do escritório de Lajes).

Quanto a questão da adutora que abastece a região de Serra do Lombo e dos assentamentos, o chefe operacional da companhia de abastecimento, explicou que a dificuldade maior é devido os inúmeros sagramentos que vem acontecendo ao longo do ramal que liga as cidades de Lajes a Pedra Preta. Erivan Souza disse em sua palavras, que estão furtando a água da adutora, e que essas pessoas irão ser penalizadas.

O vereador Jimmy Cleyson (PHS) sugeriu aos gerentes presentes, que fossem solicitado ao Governo do Estado, através da companhia, a instalação de um poço tubular perfurado no assentamento Boa Vista. Segundo edil foi comprovada que a água do referido poço dava pra ser utilizada até para o consumo humano. Em resposta, o gerente de operação disse ao parlamentar que não acreditava que a água do poço era de boa qualidade, pois tecnicamente, seria impossível um poço perfurado em uma região calcária dar água para o consumo humano, e que em relação ao Governo do Estado, achava pouco provável o investimento para a instalação do poço, devido o custo financeiro ser muito alto. 

Na opinião do vereador Felipe Menezes, proponente do requerimento, a presença dos representantes da CAERN na Câmara Municipal não trouxe a solução para o abastecimento d'água da região da Serra do Lombo. No entender do edil, o gerente de operação da empresa, falou muito sobre a questão técnica, mas não apresentou algo de concreto para solucionar o problema.