terça-feira, 15 de outubro de 2013

1º Fórum de secretários de Agricultura do RN debate parcerias e campo mais forte

Nesta terça-feira (15), foi promovido no espaço do Sebrae, no Parque de exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, o 1º Fórum de secretários de Agricultura do Rio Grande do Norte. Organizado pelo Sistema Faern/Senar, o evento visa estreitar os laços entre a Instituição e as prefeituras do estado.

Na abertura, o presidente do Sistema Faern/Senar, José Álvares Vieira, explicou aos participantes do encontro, os trabalhos da entidade rural e os futuros projetos da Faern/Senar.
“Temos uma boa capilaridade dentro do Rio Grande do Norte. Com cursos ministrados ao longo do ano em diversas cidades e suas zonas rurais, palestras e ações em favor do produtor rural. Posso citar o programa Útero é Vida, que leva a mulher do campo exames de prevenção ao câncer no colo do útero. Também temos ações diretas com o governo do Estado, como é o caso de nossa participação nas comissões e assembleias da administração. Fora isso, em 2013 começamos a trabalhar com o programa Minha Casa Minha Vida Rural, que levará moradias dignas aos produtores e os seus familiares”, resumiu Vieira.

De acordo com o superintendente do Senar/RN, Luiz Henrique Paiva, os cursos ministrados pela Instituição aprimoram as atividades rurais em nas localidades onde eles são promovidos. “Os nossos educadores e os cursos que eles ministram servem de inspiração para agricultores que nunca tiveram a oportunidade de trabalhar com novas técnicas agrícolas. Cursos como o de alimentação alternativa, manejo correto de animais e educação financeira nas fazendas, são fundamentais para o produtor rural moderno. Com os cursos, toda uma cadeia é modificada. Toda uma economia é trabalhada”, comentou o superintendente do Senar.


CNA Card

No encontro desta terça-feira, os secretários de Agricultura e representantes dos municípios também obtiveram informações sobre o Cartão do Produtor (CNA Card) com o técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, Eduardo Lima, que apresentou o produto e os seus serviços aos potiguares. “Ele será altamente útil para os produtores do RN. Aqui vocês poderão obter as GTA´s de forma mais rápida e segura”, finalizou.

Assessoria de imprensa do Sistema Faern/Senar