quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Municípios enfrentam dificuldades financeiras pela queda de recursos do FPM e FUNDEB. A decisão foi definida, após um estudo realizado pela própria prefeitura

Na tarde desta terça-feira (22), o prefeito Ney Leite, reuniu os secretários e vereadores da bancada governista para discutir sobre a grave situação financeira que os municípios do Rio Grande do Norte tem enfrentado devido a queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FUNDEB).

“Infelizmente, esta realidade não é só em Touros, mas em muitos outros municípios do Estado que passam por graves situações financeiras. Ainda assim, em Touros, temos uma Saúde de qualidade, professores recebendo o Piso Nacional e todos os programas da Assistência Social funcionando, e aí eu faço questão que os setores não parem”, explicou Ney.

De acordo com a real situação, o prefeito decidiu a exoneração de todos os cargos comissionados e outros, após ser realizado um estudo detalhado sobre a situação financeira do município de Touros e para evitar problemas com a Lei de Responsabilidade Fiscal.

“Se fizermos um comparativo dos valores que os municípios recebiam o ano passado e receberam, neste mesmo mês em 2013, conseguimos entender o que estou falando. Por isso, decidimos exonerar todos os cargos comissionados, e, após um estudo, e a situação for sendo estabilizada iremos chamando de volta”, disse o prefeito.

Na segunda-feira (21), o prefeito participou do encontro SOS Municípios sob a coordenação da Federação dos Municípios do Rio Grande de Norte (FEMUM) e Federação das Câmaras Municipais (FECAM) e confirmou as dificuldades enfrentadas em Touros, também nas outras administrações municipais.

“Esperamos que este encontro possa dar resultados. Muitas autoridades políticas nacionais estavam presentes e ouviram as dificuldades enfrentadas pelas prefeituras do Rio Grande do Norte. Vamos aguardar o retorno do Governo Federal. Tanto o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves como do Senado, Renan Calheiros, estiveram presentes e se comprometeram em olhar pelo Estado. O presidente da FEMUM, Benes Leocádio pediu que o Congresso Nacional vote Proposta de Emenda à Constituição (PEC 39/13) que amplia em 2% os recursos do FPM. Até lá, vamos tomando outras medidas”, lembrou Ney.

Fonte: BLOG TOUROS1501