quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Henrique Alves recebe prefeitos do RN e deputado Tomba Farias

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, recebeu em seu gabinete vários perfeitos do Rio Grande do Norte. Eles estavam acompanhados do presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), Benes Leocádio, e apresentaram uma série de reivindicações. O prefeito Klaus Rego, de Extremoz, propôs a ampliação do programa Minha Casa, Minha Vida no município. Já os prefeitos Dr. Chagas, de Pilões; e Daniel Pereira, de Fernando Pedroza, solicitaram projetos para enfretamento da seca.

Dr. Chagas quer o desassoreamento do açude de Pilhões pelo Dnocs. “O açude secou e se retirarmos o excesso de sedimentos do fundo do reservatório teremos um ganho de 10% na capacidade de armazenamento”, explicou. O prefeito também está tentando transferir o hospital do centro da cidade para uma área mais apropriada, mas não dispõe de recursos para a construção do novo prédio. O prefeito de Fernando Pedroza, Daniel Pereira, pleiteia a inclusão da barragem de São Vicente, no rio Pataxó, no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) voltado para a seca. A barragem para o abastecimento da cidade também vai perenizar o rio antes de chegar a Angicos e Ipanguaçu na região Central.

O presidente da Femurn e prefeito de Lajes, Benes Leocádio, tem feito gestões junto ao presidente da Câmara para que as prefeituras tenham aumento de 2% no Fundo de Participação dos Municípios (FPM). “A maioria das prefeituras vai encerrar o ano sem condições de honrar os compromissos financeiros com os fornecedores e o 13º salários dos servidores”, justificou Benes.


Teleférico para Santa Cruz

Já o deputado Tomba Farias (PSB), que também participou da reunião, acertou com o deputado Henrique Alves detalhes do projeto de um teleférico que vai ligar o centro da cidade de Santa Cruz, no Trairí, ao monumento religioso do Alto de Santa Rita de Cássia. O projeto, já aprovado pelo Ministério do Turismo, deverá ser executado a partir do início do próximo ano.


Fotos: J Batista