quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Professores da rede municipal decidem não deflagrar greve

Em assembleia realizada na manhã desta terça-feira (4) no clube Assen, professores da rede municipal de ensino decidiram por não deflagrar a greve e manter as aulas, retomando as atividades na tarde de hoje. Outra assembleia da categoria está marcada para o dia 13, às 14h30, no mesmo local.

O ponto de discussão entre a Secretaria Municipal de Educação e os professores, representados pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado (Sinte/RN), é em relação à forma de contagem da hora/atividade. Para a secretaria, a contagem é feita considerando a hora cada 60 minutos. Já para os professores, essa contagem é dividida em três blocos.

"Em um turno são dados três horários de 50 minutos cada, seguido de um intervalo de 20 minutos e dois horários de 45 minutos", explica Fátima Cardoso, coordenadora geral do Sinte. Nessa contagem, professores teriam cinco horas/atividade por turno. Na contagem considerada pela categoria, o sindicato diz que sobram dois dias para planejamento das aulas em atividades extraclasse. Mas, pela contagem da secretaria sobraria apenas um dia para esse planejamento. Considerando que a contagem proposta pela SME prejudica o plano de atividades das aulas, além de mais horas de trabalho, professores discutem com a secretaria a contagem das horas.

Fátima Cardoso diz ainda que até a próxima assembleia o sindicato pretende discutir esse ponto com os professores, membros ou não do Sinte/RN, assim como com a população e com o órgão municipal.


Tribuna do Norte