sexta-feira, 7 de março de 2014

Os Anjos

Os anjos são espíritos celestiais criados por Deus, que os dotou de excelentes dons naturais, pelos quais se tornaram muito superiores aos homens em perfeição. Além disso, Deus concedeu-lhes a graça santificante, que os faz resplandecer em sobrenatural beleza e dignidade.

Lúcifer, que quer dizer "Anjo da Luz", era o anjo mais poderoso do céu e gozava de todas as regalias celestes. Era o "braço direito" de Deus, um anjo da Sua especial estima e confiança. Deixando-se levar, porém, pela soberba, acabou julgando-se superior a Deus, em poder e majestade. Muitos anjos, na eternidade, guiados por Lúcifer, pecaram e rebelaram-se contra o Criador, havendo no céu grande batalha. Miguel, à frente de todos os anjos, comandou luta contra os anjos rebeldes e reagindo sob o lema "Quem como Deus?", liderou intenso combate do qual saiu vitorioso, precipitando Lúcifer e todos os seus sequazes para o fogo do inferno. São eles os demônios ou espíritos malignos.

Os demônios, vendo-se para sempre expulsos do céu, passaram a odiar e a invejar os homens, procurando causar-lhes danos ao corpo e à alma, a fim de arrastá-los à desgraça eterna.

Deus confirmou no bem os anjos fiéis, de modo que já não podem pecar, e os recompensou com a felicidade eterna. São eles amigos dos homens e por isso os protegem no corpo e na alma, exortando-os à prática do bem. Cada homem tem um anjo bom que o protege e o acompanha sempre: é o Anjo da Guarda. Muitos autores e padres são de opinião que nossa alma está destinada a ser, no futuro, companheira dos anjos, para ocupar no céu um dos tronos deixados vazios pelos anjos rebeldes. Por isto, pelo exercício do livre arbítrio, é que deveremos espontaneamente ocupar ou não o lugar que para nós está reservado. Na caminhada para atingir tão grande objetivo, temos necessidade diária do amparo e proteção do nosso anjo da guarda, a quem devemos recorrer frequentemente.
O culto dos anjos, desenfreadamente difundido nos dias de hoje, surge por todos os lados, especialmente no mundo cibernético, onde é difícil encontrar matéria de fonte confiável. Basta fazer uma pesquisa em qualquer site de busca para se constatar as gritantes invencionices sobre o tema. Numa baralhada de misticismo, ocultismo e esoterismo, os seres angelicais parecem precipitados ao plano das fadas e duendes. Os Arcanjos, inclusive, já foram por eles nominados um a um, quando sabemos que dos sete Arcanjos que assistem o trono de Deus, nos são conhecidos apenas três: Miguel, Gabriel e Rafael. E por aí afora, uma série de impropérios e mentiras ultrajam a existência divina dos Anjos. Faz o jogo de Satanás, o pai da mentira, que semeia no campo da ignorância, propício para uma fácil conquista.

"Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós com vestidos de ovelhas e dentro são lobos rapaces."

Consoante estas palavras de Cristo (em Mt 7,15) , haviam de entrar no seu rebanho lobos que, apresentando-se cobertos com lã de ovelha, avançam hoje com força para o campo da mística supersticiosa. Num ambiente belo e colorido, porém, traiçoeiramente enganador, iludem e arrastam milhares de adeptos. É quando o poder do mal investe poderosamente, atraindo para si homens desguarnecidos, que perderam a noção do pecado, do bem e do mal e onde tudo lhes parece permitido. Neles, o maligno encontra o terreno perfeito para plantar o joio da perdição.

O LIVRO DE ENOQUE ⇒ Gn. 5:18,24 > “Aos 162 anos, Jarede gerou Enoque... Enoque andou com Deus; e já não foi encontrado, pois Deus o havia arrebatado.” ⇒ Hb. 11:5 > “Pela fé Enoque foi arrebatado, de modo que não experimentou a morte; "ele já não foi encontrado porque Deus o havia arrebatado", pois antes de ser arrebatado recebeu testemunho de que tinha agradado a Deus.” ⇒Jd. 14,15 > “Enoque, o sétimo a partir de Adão, profetizou acerca deles: Vejam, o Senhor vem com milhares de milhares de seus santos, para julgar a todos e convencer a todos os ímpios a respeito de todos os atos de impiedade que eles cometeram impiamente e acerca de todas as palavras insolentes que os pecadores ímpios falaram contra ele“.

“Em 1947 um menino árabe que cuidava de suas ovelhas, acidentalmente descobriu uma caverna antiga perto do Mar Morto, no que se revelou uma coleção inestimável de rolos de pergaminhos antigos que logo foram conhecidos como os Pergaminhos do Mar Morto ou os Textos de Qumran. Os rolos continham vários livros de escrituras muito bem conservadas, textos em Hebraico antigo desconhecido, que foram traduzidos por um perito nesse tipo de caracteres. Um dos Livros incrivelmente interessante, e já traduzido para o nosso idioma foi o Livro de Enoque. A cópia desse Gênesis Apócrifo (Livro de Enoque) descoberto em Qumran remonta ao 2º século A.C., mas esse manuscrito estava obviamente baseado em fontes muito mais antigas. Quando os estudiosos finalmente tornaram público seu conteúdo, o documento confirmava que seres celestiais dos céus haviam pousado no planeta Terra. Mais do que isso, contava como estes seres haviam se acasalado com as mulheres da Terra e estas gerado gigantes.”

“E aconteceu depois que os filhos dos homens se multiplicaram naqueles dias, nasceram lhes filhas elegantes e belas, e quando os anjos (Vigilantes ou Sentinelas), os filhos do céu viram-nas, enamoram se delas dizendo uns para os outros: Vinde selecionemos para nós mesmos esposas da progênie dos homens e geremos filhos. Então seu líder Samyaza disse lhes: Eu temo que talvez possais indispor na realização desse empreendimento e que só eu sofrerei por este tão grave crime, mas eles responderam e disseram: nós todos juramos e amarraram-se por mutuo juramento, que não mudaremos nossa intenção, mas executamos nosso empreendimento projetado. Então eles juraram todos juntos, e todos se amarraram ou se uniram por mutuo juramento. Todo seu número era duzentos, que nos dias de Jared, desceram no topo do monte Hermon. Aquele monte, portanto foi chamado Hermom (maldição), porque eles tinham jurado sobre ele e amarraram-se por mutuo juramento. E esses são os nomes de seus chefes Samyaza que era o seu lider, Urakabarameel, Akibeel, Tamuel, Remiel, Danel, Azkeel, Saraknyal, Asael, Armers, Batraal, Anane, Zavebe, Samsaveel, Ertael, Turel, Yomyael, Arazyal, estes eram os prefeitos dos 200 anjos, e os restantes estavam todos com eles. Então eles tomaram esposas, cada um escolhendo por si mesmo; as quais eles começaram a abordar, e com as quais eles coabitaram, ensinando-lhes sortilégios, encantamentos, e a divisão de raízes e árvores. E as mulheres conceberam e geraram gigante, cuja estatura era de trezentos cúbitos. Estes devoravam tudo o que o labor dos homens produzia e tornou- se impossível alimentá-los; Então eles voltaram-se contra os homens, a fim de devorá-los; E começaram a ferir (pecar contra) pássaros, animais, répteis e peixes, para comer sua carne, um depois do outro, e para beber seu sangue. Então a terra reprovou os injustos.” CAPÍTULO 7 do LIVRO DE ENOQUE

Como vimos em matéria de Anjo tem muita coisa para se ler e escrever. È questão de acreditar, fé. Quem não se lembra do Anjo da guarda? Uma das primeiras coisas que aprendemos no catecismo. Creio que a maioria, acredita na convivência com os Anjos, independentemente de Crença ou raça. Que um anjo entre na sua vida é o que desejo. Porém, rezemos aos Céus para que não seja um Anjo Caído, o filho do pecado. Na leitura acima vimos que somente os anjos caídos se deitaram com as filhas do homem. Nunca é tarde para lembrar que a paixão é inimiga da razão. A paixão é cega.


José Domingues de Carvalho Neto
Advogado