sexta-feira, 23 de maio de 2014

Em Natal, Henrique Alves participa de encontro nacional da Teia da Diversidade Cultural

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, participou nesta quinta-feira (22), ao lado da ministra da Cultura, Marta Suplicy, da quinta edição da Teia Nacional da Diversidade, encontro onde os Pontos de Cultura e as entidades que integram o Programa Cultura Viva podem se conhecer e trocar experiências. O encontro em Natal reúne, até sábado (24), na Praça Cívica do campus da UFRN, três mil participantes de todo Brasil. “Esse programa, sem dúvida alguma, muito tem aumentado a força e a capacidade de protagonismo dos participantes ao longo dos anos”, ressaltou o deputado.

O Programa Cultura Viva adotou o conceito de rede de criação e gestão cultural, tendo como base os “Pontos de Cultura”. A ideia dá poder e visibilidade à cultura já feita pelas comunidades. Ao governo é reservado o papel de garantir os meios para o fortalecimento e a autonomia dessas comunidades. A repercussão do projeto superou as expectativas dos seus idealizadores. O programa alcança 8 milhões e meio de pessoas, em mais de 3 mil Pontos de Cultura presentes em 1.100 municípios, cada qual atendendo, em média, 300 pessoas em atividades regulares, na maioria jovens e crianças.

“O Programa Cultura Viva revelou uma extraordinária riqueza cultural até então escondida, a partir de uma ideia muito simples, que é apoiar e potencializar o que já existe”, afirmou Henrique. “As comunidades, redes e movimentos culturais do País, articulados em um novo e mais poderoso patamar, graças, em grande parte, ao intenso intercâmbio de experiências proporcionado pelas Teias Nacionais, não quiseram correr o risco de perder o muito já conquistado. Mobilizaram-se, então, para que o Programa Cultura Viva e os Pontos de Cultura passassem a ser uma política permanente de Estado”, reconheceu o deputado.

O presidente da Câmara destacou o papel da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), presente ao evento, de transformar em proposta legislativa a demanda popular. O Projeto de Lei 757/2011, que ficou conhecido como Lei Cultura Viva, já foi aprovado por unanimidade nas três comissões temáticas em que foi apreciado na Câmara dos Deputados. A matéria seguiu para apreciação do Senado Federal. “Assim que retornar do Senado o projeto será aprovado na Câmara, ainda em junho”, assegurou o presidente. O relator da proposta no Senado, Inácio Arruda (PCdoB-CE), a presidente da Comissão de Cultura da Câmara, Alice Portugal (PCdoB-BA) e a deputada Fátima Bezerra(PT-RN), também integraram a comitiva do presidente Henrique Alves em Natal.

“Fico muito feliz por constatar que o Poder Legislativo tem cumprido o seu papel, propondo e aprovando leis que vão ao encontro das melhores demandas e expectativas populares”, afirmou o presidente da Câmara dos Deputados. “Quando assisto a este encontro tão vivo, tão bonito, tão representativo do que o país tem de melhor no campo cultural, quero saudar cada um dos participantes, gente que faz cultura nos bairros, assentamentos rurais, ruas, favelas, aldeias indígenas e quilombos, jovens, velhos, artistas de todas as idades. Que vocês jamais abram mão do sonho de cultivar e preservar a cultura brasileira,” finalizou.


Assessoria de Imprensa - Presidência da Câmara dos Deputados
Fotos: J Batista