terça-feira, 9 de setembro de 2014

UFRN inaugura complexo do ‘Metrópole Digital’

Foram inaugurados nesta segunda-feira (8) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) os prédios do Instituto Metrópole Digital (IMD), em evento que contou a participação dos ministros da Educação, Henrique Paim; e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clélio Campolina. Além deles, várias autoridades do Estado e da instituição de ensino participaram da solenidade.

Projeto de exoesqueleto está em desenvolvimento no IMD (Foto: Adriano Abreu).
O evento teve a presença da reitora da UFRN, Ângela Cruz, do diretor do IMD, Ivonildo Rêgo, do ministro da Previdência, Garibaldi Alves, além da governadora do RN Rosalba Ciarlini e da secretária de Educação de Natal, Justina Iva, bem como servidores e estudantes da unidade. Um exoesqueleto que faz parte de projeto desenvolvido por uma das empresas incubadas no IMD foi apresentado ao ministro Clélio Campolina, momentos antes da cerimônia de inauguração. O experimento poderá ajudar pessoas com dificuldade de locomoção.

O primeiro a discursar o o representante do Diretório Central dos Estudantes da UFRN (DCE), Gabriel Medeiros. Ele afirmou que com a inauguração dos prédios do IMD, o RN começava a conquistar a sua independência tecnológica. Na sequência, o diretor do IMD, Ivonildo Rêgo, reforçou que o instituto é uma unidade comprometida com a inovação, mas também preocupada com a inclusão. “Essa cerimônia é o ponto de partida para a criação e parque tecnológico em tecnologia da informação no Estado”, disse o diretor.

O ministro Clélio Campolina disse que “não é possível avançar sem unir educação, ciência e tecnologia e desenvolvimento econômico. Esses três pilares irão alavancar ainda mais o crescimento da região Nordeste”. Já Paulo Paim, da Educação, reforçou o discurso. “Temos quem investir nessas três bases para termos desenvolvimento. E é exatamente isso que vemos no Instituto Metrópole Digital: a convergência entre a educação e a tecnologia, gerando desenvolvimento para a região”, disse ele. “Saio feliz daqui de Natal por ver uma experiência como essa se tornando realidade”, finalizou em seu discurso.

Em seguida, a governadora Rosalba Ciarlini falou sobre os projetos já desenvolvidos por meio do IMD. “Essa unidade já colabora para a melhoria da nossa sociedade. Um exemplo é a Rede Giga Metrópole, que uma rede de internet de alta velocidade que integra escolas de municípios da Grande Natal”, falou ela. Por fim, a reitora Ângela Cruz lembrou do processo que levou a criação da unidade de ensino e encerrou a cerimônia falando sobre a perspectiva do IMD. “Tenham certeza que o futuro do nosso desenvolvimento começa aqui”, declarou.


Fonte: Tribuna do Norte.