domingo, 5 de outubro de 2014

Henrique Alves e Robinson Faria vão ao 2º turno pelo governo do Rio Grande do Norte

Candidatos do PMDB e do PSD tiveram disputa apertada nas eleições deste domingo (5)

A apuração da eleição para governador do Rio Grande do Norte foi uma das mais concorridas do País e só foi definida com 97,26% das urnas apuradas: o segundo turno será disputado entre Henrique Eduardo Alves (PMDB) e Robinson Faria (PSD).

Segundo os dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o pemedebista recebeu 680.950 votos válidos (47,36% do total), contra 606.993 votos (42,22%) de Faria. Em terceiro lugar, ficou Professor Robério Paulino (123.484 votos; 8,59%)


Henrique Alves

Em seu 11º mandato como deputado federal do Rio Grande do Norte — o segundo político mais votado para o cargo no Estado — Henrique Alves disputa o governo pela primeira vez. Natural do Rio de Janeiro, Alves é presidente da Câmara dos Deputados, tem 65 anos e é advogado.

O presidente da Câmara é apoiado pelo chamado “acordão”, uma coalizão de 17 partidos, entre os quais o Democratas potiguar do senador José Agripino Maia. Embora tenha sido defensor e facilitador das políticas da presidente Dilma Rousseff na Câmara, Alves não conseguiu seu apoio para o governo do RN.

Recentemente, o deputado foi envolvido no suposto esquema de corrupção da Petrobras. O ex-diretor de Abastecimento da estatal Paulo Roberto Costa colocou Alves na lista dos políticos que teriam recebido propina da empresa. Na época, em nota, o deputado negou qualquer participação com o escândalo alegando que as “insinuações” envolvendo seu nome foram “publicadas de forma genérica e sem apresentar evidências”.


Robinson Faria

Com quase 30 anos de vida política, Robinson Mesquita de Faria (PSD) disputa neste ano o governo de seu estado de origem, o Rio Grande do Norte. Aos 55 anos, Faria foi deputado estadual por 26. Eleito como o deputado mais jovem do RN, em 1986, Farias ficou no cargo até 2010.

Formado em direito, o político chegou a presidir a Assembleia Legislativa do RN por dois mandatos. Em 2006, foi eleito pela segunda vez como o parlamentar mais bem votado do Estado.

Nas eleições para governo de 2010, Farias foi eleito vice-governador do Estado na chapa liderada pela então Senadora Rosalba Ciarlini (DEM). Na época, a coligação do candidato derrotado, Iberê Ferreira de Souza (PSB), entrou com um pedido contra a expedição do diploma da governadora e do vice por suspeita de abusos de poder, uso indevido dos meios de comunicação e gastos ilícitos de campanha. Ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) negaram o pedido e decidiram manter os dois no cargo.

Poucos meses após assumir o cargo, o político rompeu com Rosalba e anunciou a ida ao bloco de oposição ao governo. Em 2011, foi nomeado Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos.


Fonte:R7.com.