terça-feira, 25 de novembro de 2014

Delegação de atletas da UFRN conquista resultados históricos

Parte da delegação de atletas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que participou dos 62º Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), de 29 de outubro a 9 de novembro, na cidade de Aracaju/Se, foi recebida na manhã desta segunda-feira, 24, pela vice-reitora Maria de Fátima Melo de Freire Ximenes. Os 13 atletas estavam acompanhados de cinco técnicos e da pró-reitora de Assuntos Estudantis, Janeusa Trindade Souto.

Segundo o diretor de Atividades Estudantis da PROAE, Douglas do Nascimento Silva, competiram 70 estudantes da UFRN. “Esta é a maior delegação de classificados que a Universidade já enviou em sua história. Entre as universidades públicas, a UFRN era a que tinha mais atletas. Além disso, conseguimos a classificação do voleibol feminino para a primeira divisão do torneio” destacou. Douglas acrescentou que a UFRN conquistou cinco medalhas ao todo.

A técnica da equipe de voleibol, Suzete Cabral, destacou que o trabalho realizado e a estrutura oferecida dão destaque à UFRN no cenário nacional. “As pessoas nos procuravam, sobretudo as delegações das instituições públicas, para questionar o que temos feito para alavancar os resultados desta forma. Com certeza estamos muito a frente das demais instituições públicas”, colocou Suzete. Outro resultado histórico conseguido foi o de Carolina Alves Silva, que com o 3º lugar tornou-se a primeira enxadrista feminina do RN a conseguir uma medalha no JUBs.


Parque Poliesportivo

Questionado sobre a influência da utilização do Parque Poliesportivo da UFRN, inaugurado em abril para a Copa do Mundo, Douglas Silva citou que ainda é cedo para dimensionar, mas que “em dois aspectos influenciou decisivamente: emocional e motivacional. Entretanto, o retorno que o desporto vai receber ainda não foi totalmente explorado, até em virtude do tempo de uso”.

Considerado o mais completo do estado, o parque recebeu seleções de futebol durante a Copa do Mundo FIFA 2014 e está selecionado para receber equipes para aclimatação nos Jogos Olímpicos Rio 2016. O espaço foi fruto de parceria entre o Ministério do Esporte e a UFRN e integrará a Rede Nacional de Treinamento de Atletismo que está sendo estruturada pelo Ministério do Esporte.