sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Militares treinam em Natal para missão de paz no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro

Capital potiguar foi escolhida por ter comunidades parecidas com a carioca


Nos últimos dias, os moradores de Mãe Luíza e Rocas presenciaram uma mudança na rotina dos bairros. Desde segunda-feira, até hoje, militares do Exército Brasileiro estiveram nas ruas das comunidades finalizando o treinamento do próximo contingente que será empregado, a partir do mês de fevereiro, na Operação São Francisco, no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro.

Em Natal, os militares estão realizando módulos de tiro de fuzil, pistola e carabina calibre 12; treinamento com armamento e munição não letal; patrulhas a pé e motorizada; progressão em área urbana; estabelecimento de postos de bloqueio e controle de vias urbanas; treinamento de técnicas de abordagem e revista, de operações de controle de distúrbios e de 1º socorros/medidas salva vidas. Além disso, estão sendo submetidos a várias instruções relacionadas aos aspectos legais da missão, como prisão em flagrante, legítima defesa, cumprimento de mandado de busca e apreensão, direitos humanos, normas de conduta e regras de engajamento.

A capital potiguar foi escolhida por ter bairros que possuem estrutura parecida com a do Complexo da Maré. “Desde dezembro, os militares estão fazendo o treinamento descentralizado, ou seja, nos estados de origem de cada Batalhão. Nesta semana, eles se uniram aqui para unificar o treinamento e as ações”, destacou o major M. Júnior.

Nos treinamentos em Natal, além dos militares do 16° Batalhão de Infantaria Motorizado (16° BI Mtz), sediado na capital do Estado, estiveram presentes militares do 15° Batalhão de Infantaria Motorizado (15° BI Mtz), que fica em João Pessoa-PB e do 23° Batalhão de Caçadores (23º BC), sediado em Fortaleza-CE. Eles irão compor o FT Poti, que fará parte do VI Contingente da Força de Pacificação, denominada Guararapes, que a partir do próximo dia 6 de fevereiro começar a ser enviado para o Rio de Janeiro. “No Complexo da Maré, os militares continuaram com o trabalho de pacificação da comunidade. Vamos manter a ordem e a paz no local”, destacou o general Pafiadache, comandante militar do Nordeste.

Em abril de 2014, tropas das forças armadas ocuparam pontos estratégicos do Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Os primeiros veículos blindados, carregando os 2.500 homens do Exército e da Marinha, que participam da operação, entraram no conjunto de quinze favelas. por volta das 5h do dia 5 daquele mês. Inicialmente, as forças armadas deveriam permanecer na região até 31 de julho, segundo previsto no decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) – a partir de uma solicitação do ex-governador Sérgio Cabral. Na época, foram utilizados 2.050 homens da Brigada de Infantaria Paraquedista do Exército e 450 fuzileiros navais da Marinha. Eles deram apoio à ação 200 policiais militares do Rio, totalizando 2.700 homens na ocupação.

Porém, no final do ano passado, a presidente Dilma Rousseff prorrogou o prazo por mais seis meses. “Atualmente, estamos no processo final da pacificação. As tropas militares irão começar a sair do Complexo e passar o comando para a Polícia Militar”, explicou o general Dos Santos, comandante da Força de Pacificação. Ele destacou que, atualmente, a situação no Complexo da Maré está bem mais tranquila do que no início.


Fonte: O Jornal de Hoje.