terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Márcia Maia diz que combate ao mosquito Aedes aegyptae precisa ser efetivo.


Parlamentar sugeriu que Governo do RN adote política permanente
Em pronunciamento na sessão plenária desta terça-feira (15), a deputada Márcia Maia (PSB) abordou os crescentes casos de microcefalia no Estado, 106 até o momento, que já provocaram sete óbitos. A parlamentar fez um apelo para que o Governo Estadual adote uma política permanente de combate ao Aedes aegyptae, que causa a dengue e outras doenças como o zika vírus, esta última associada à microcefalia. Márcia Maia sugeriu que seja implantada no RN  a Política Estadual de Combate à Dengue, projeto de sua autoria.

“É fundamental que se adote um planejamento. Esse tipo de ação deve ser permanente, independente do governo, já que é preciso conviver com o problema. O momento que vivemos é extremamente complexo e crítico para muitas mães e seus bebês”, advertiu a parlamentar.

De acordo com o projeto de sua autoria, uma das principais medidas é a instituição de multa à pessoa física e jurídica nos casos em que houver reincidência na constatação de focos do mosquito nas residências ou estabelecimentos comerciais. O projeto prevê ainda a possibilidade de se firmar parcerias com instituições, promoção de eventos nas escolas estaduais, campanhas educativas contínuas, ações  complementares, entre outras, a fim de se evitar epidemias.

“Se esta campanha efetiva de combate ao mosquito fosse abraçada,  possivelmente não estaríamos no topo com um grande número de casos. Precisamos de uma ação efetiva e esse processo tem que ser liderado pelo Governo do Estado”, afirmou Márcia Maia.

Agentes penitenciários
Ainda em seu pronunciamento, a deputada também fez referência à matéria que trata sobre o Estatuto dos Agentes Penitenciários, que irá para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ). “Esta é uma luta de muito tempo e esperamos que seja concretizada agora, para trazer melhorias a uma categoria que exerce uma atividade perigosa e com muita doação”, disse a parlamentar.

Fonte:Assembleia Legislativa do RN,