quarta-feira, 20 de julho de 2016

Ex-coordenador do Pró-Sertão será candidato a vereador em Natal‏


A disputa por uma vaga na Câmara Municipal de Natal este ano promete ser bastante acirrada. E, entre os concorrentes, estará o atual pré-candidato a vereador Gilenildo Santos (PSDB), 62 anos, ex-coordenador do Programa de Industrialização do Interior, o Pró-Sertão - que tem como objetivo instalar empresas produtoras do setor têxtil em pequenas cidades do Rio Grande do Norte. 
É a partir da experiência com o Pró-Sertão que Gilenildo espera trazer boas ideias para serem implantadas na capital potiguar. "Nosso pensamento é colaborar para que a cidade tenha projetos voltados para o desenvolvimento econômico, a geração de emprego e renda. Não basta apenas atuarmos na questão social. Natal merece mais e vamos trabalhar para que nossa cidade cresça de forma sustentável", disse. 
Gilenildo tem uma história de vida dedicada ao serviço público. Servidor concursado da Emater-RN, ocupou diversos cargos no órgão da administração indireta do Estado, antes de passar por secretarias municipais, pelo ITEP-RN, Sine-RN, STTU e Emprotur, última instituição antes de sua passagem pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte, quando foi decisivo para transformar em realidade o Pró-Sertão, criado pelo deputado federal Rogério Marinho (PSDB), então titular da pasta. 
O Pró-Sertão hoje conta com quase 70 pequenas facções instaladas no interior do RN, gerando aproximadamente 2 mil empregos diretos. E a expectativa é que esses números possam crescer ainda mais nos próximos anos. 
Poucos sabem, mas também foi Gilenildo, durante sua passagem pelo Sine-RN, o responsável pela implantação no Estado do programa "Primeiro Emprego", criado entre 1999 e 2003 com base em ideia semelhante já transformada em sucesso no Rio Grande do Sul.