sábado, 11 de fevereiro de 2017

Presidente da FAERN José Vieira diz que construção de presídio em Afonso Bezerra é um tiro no pé para a economia do RN


O presidente da Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Rio Grande do Norte, José Vieira, disse nesta sexta-feira (10) que a construção de um presídio em Afonso Bezerra é um “tiro no pé” da economia do RN.
Vieira recebeu nesta sexta-feira (10), o prefeito Francisco das Chagas Felix Bertuleza, o Chico Bertuleza, que procurou a ajuda da FAERN para convencer o governo estadual a desistir do projeto.
Considerada de grande potencial hídrico pela CAERN, que já abriu ali vários poços para atender, em caso de novo colapso no abastecimento, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau e Guamaré, Afonso Bezerra é considerado um dos polos econômicos mais promissores do RN.
“Com o apelo do prefeito, vamos redobrar os esforços para mostrar que um presídio ali seria mais do que um tiro no pé, acabaria com uma das regiões mais ricas e prosperas do RN”, afirmou Vieira.
Área de exploração da Petrobrás, Alto do Rodrigues está a apenas oito quilômetros de Ipanguaçu, palco no ano passado de negócios importantes envolvendo a compra de parte da Del Monte Fresh, produtora e exportadora de frutas, e da Potiporã no segmento do camarão de viveiro, investimentos que totalizaram quase 130 milhões.
A Agrícola Famosa, a maior exportadora de frutas do País, vem adquirindo terras em Afonso Bezerra para expandir sua produção de melão e a Agrícola Salutaris já trabalham no plantio de melão desde o ano passado, com planos de expansão. Ali também funciona a Finobrasa Agroindustrial, que em 2015 renovou a Licença de Operação para atuar na agricultura irrigada.
Mas centenas de pequenos produtores e criadores de ovinos também seriam afetados em assentamentos como o Santa Maria, PA Progresso e Alto da Felicidade 1, 2 e 3 com o aumento do clima de insegurança no meio rural. "Além disso, empresas como a Santana Semente e a Termoaçu também seriam impactadas pela decisão", lembra José Vieira.