Caravana das Águas: comitiva da Assembleia acompanha visita à Barragem de Boa Vista, na Paraíba

Foco Sertanejo
By -

Dando seguimento a programação da Caravana das Águas nesta segunda-feira (19), em favor da retomada das obras do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, a comitiva da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte acompanhou visita à Barragem de Boa Vista, no município de São José de Piranhas, na Paraíba. Com capacidade aproximada de 300 milhões de metros cúbicos, a barragem é um dos sete reservatórios que compõem o complexo hídrico do eixo norte.

Integrante da Frente Parlamentar da Água na Assembleia do RN e líder da comitiva que representa a Casa Legislativa na ação itinerante, o deputado Fernando Mineiro (PT) defendeu durante as visitas a necessidade de engajamento do Governo do Estado para a chegada das águas do São Francisco no Rio Grande do Norte.

“Enquanto parlamentares nos cabe cobrarmos ao Governo do RN as ações necessárias para dotar o Estado com a estrutura necessária para recebimento das águas do Rio, quer seja nas questões tocantes à drenagem e saneamento, quer seja em infraestrutura hídrica”, argumenta Mineiro.
Após a visita à barragem, a Caravana das Águas seguiu para um ato religioso, ainda no município de São José de Piranhas, onde foi celebrada uma missa em favor da retomada das obras da Transposição. O evento reuniu parlamentares dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, além da comunidade local. Ao final da cerimônia, os participantes seguiram em procissão até o trecho da obra da Barragem de Boa Vista.

Outro integrante da Frente Parlamentar da Água no RN que se fez presente ao evento foi o deputado Hermano Morais (PMDB), que enalteceu a iniciativa do Senado Federal e das Casas Legislativas pela Caravana das Águas. “Essa comunhão de esforços entre Estados e igreja é fundamental para a retomada das obras da Transposição, dando fim ao sofrimento do povo nordestino que já vem sendo castigado pela seca há seis anos”, disse Hermano.

A Caravana das Águas é uma iniciativa do Senado Federal, por meio da Comissão de Desenvolvimento Regional, em parceria com a Assembleia Legislativa do RN e demais legislativos dos estados beneficiados pela Transposição.

Nesta terça-feira (20) a Caravana segue a sua agenda com destino aos municípios potiguares de Pau dos Ferros e Caicó, onde participará de audiências públicas para debater o tema e ações necessárias para a chegada das águas nas regiões do Alto Oeste e Seridó do Estado.

A Caravana das Águas iniciou as suas atividades na manhã de ontem, percorrendo a Estação de Bombeamento EBI - 3, em Salgueiro (PE), e Barragem de Jati, no Ceará.

Em 2015, uma comitiva formada por parlamentares norte-rio-grandenses e paraibanos também visitou as obras da transposição que resultou numa audiência pública com o então ministro da Integração na Assembleia do Rio Grande do Norte.















#buttons=(Ok, Go it!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência.Ver Agora
Ok, Go it!