Além dessas ações com recursos próprios, poderemos fazer projetos e buscar recursos federais para, por exemplo:
1 – Colocar água na comunidade Serrinha. Já existe essa possibilidade pelo programa Água para Todos. Mas não é fazer apenas um paliativo. Pensamos em adquirir um terreno no município Jandaíra, escavar poços tubulares e fazer adução até um ponto central na comunidade Serrinha. Lá fazer reservatório e distribuir água encanada para todos. Neste caso, existe até a possibilidade do município criar uma autarquia apenas para cuidar deste serviço.
2 – Pequenas Irrigações. Dependendo do volume d’água captada para Serrinha e de avaliação de viabilidade, poderemos também, através do programa água para todos ou outros meios, adquirir kits de irrigação para distribuir com proprietários locais para fazer pequenas irrigações.
3 – Barragens submersas. Através do mesmo programa (Água para Todos), poderemos conseguir meios para fazer barragens submersas nos principais riachos e, se possível, no rio. Isso dando certo, tentamos adquirir kits de irrigação pelo mesmo programa para distribuir com que queira trabalhar e ganhar a vida honestamente sem precisar babar ninguém pra receber algo em troca.
Quer dizer, existe um mundo de possibilidades que só depende do querer do povo e da nossa disposição de correr atrás. Mas, caso o povo ache que está tudo as mil maravilhas, não podemos fazer nada. Tudo depende de todos.