quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Hermano cobra liberação de recursos federais para projetos hídricos no RN


Em pronunciamento na sessão plenária desta quinta-feira (26), na Assembleia Legislativa, o deputado Hermano Morais (PMDB) externou preocupação com a crise hídrica no Rio Grande do Norte. O parlamentar destacou a situação da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves e pediu uma maior atuação da bancada federal do Estado em favor da liberação de recursos federais para projetos hídricos no RN.

“A Armando Ribeiro Gonçalves está com capacidade atual de apenas 14%. A expectativa é que até dezembro desse ano a barragem atinja o volume morto e, como consequência, cerca de 65 municípios potiguares entrem em colapso, ou seja, passem a ser abastecidos por carros-pipa”, alerta Hermano.

De acordo com o deputado, especialistas apontam para a possibilidade de um inverno regular no Estado a partir do próximo ano, mas são necessárias providências para que os projetos hídricos sejam efetivados. “É necessário um esforço ainda maior da bancada federal potiguar para a liberação de recursos federais visando a conclusão de adutoras e perfuração de poços que garantam a sobrevivência da população e animais. Mesmo com a previsão do inverno, é preciso prevenir e implementar os investimentos na área”, argumenta ele.


Em aparte, o deputado Souza reforçou a necessidade de recursos para os projetos hídricos em andamento no Estado. “A Caern apresentou um conjunto de oito projetos para adutoras no RN. Ou seja, existem os projetos, mas faltam recursos para um setor essencial que é o abastecimento de água”, observa Souza.