segunda-feira, 27 de novembro de 2017


O deputado estadual Hermano Morais será o propositor da Audiência Pública intitulada “Estruturação e Desenvolvimento da Rota do Cordeiro Potiguar”. A discussão acerca do tema está marcada para esta terça-feira (28), a partir das 14h, no plenário Cortez Pereira (plenarinho) da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

Durante palestra realizada na 55ª Festa do Boi, o deputado Hermano Morais tomou conhecimento da inclusão do Rio Grande do Norte na Rota do Cordeiro, um pleito que insere o estado nas Bases para o Plano Nacional de Desenvolvimento da atividade de ovinocaprinocultura. A inclusão vai contribuir para reconhecer a importância da atividade nas regiões envolvidas e direcionar recursos federais para fortalecer essa cadeia produtiva.A Rota do Cordeiro faz parte da estratégia de promover atividades relevantes para a interiorização do desenvolvimento econômico, conforme a Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), por meio do incentivo a cadeias produtivas e arranjos produtivos locais considerados estratégicos.
A Rota do Cordeiro pretende ampliar o potencial econômico das regiões produtoras de ovinos e caprinos, levando inovação e diferenciação, assim como ampliando a competitividade e a lucratividade dos empreendimentos.
No Rio Grande do Norte, a ovinocaprinocultura envolve 14.246 propriedades segundo dados do Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). A inclusão do estado na rota é resultado do empenho do Sebrae no Rio Grande do Norte, que, juntamente com instituições parceiras, como Emater, Emparn, Embrapa, Ufersa e IFRN, estruturou um pólo produtor e encampou, em Brasília, o pedido de inclusão.
O pólo, definido como “Cordeiro Potiguar”, é formado pelos municípios de Lajes, Fernando Pedroza, Pedro Avelino, Afonso Bezerra, Angicos, Santana dos Matos, São Rafael, Itaja, Ipanguaçu, Pendências, Carnaubais, Açu, Paraú (Espirito Santo do Oeste), Upanema, Mossoró, Governador Dix-Sept Rosado, Felipe Guerra, Apodi e Severiano Melo. Juntos, esses 19 municípios são responsáveis por um rebanho de 463.524 animais, entre ovinos e caprinos.
O quê? Audiência Pública – “Estruturação e Desenvolvimento da Rota do Cordeiro Potiguar”
Quando? Terça-feira (28)
Onde? Plenário Cortez Pereira (plenarinho), Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte
Horário? 14hs


Assessoria de Imprensa de Hermano Morais