sábado, 28 de abril de 2018

Professor Robério Paulino lança livro sobre o Socialismo do Século XX


Um marxista estudioso, o professor da UFRN analisou a União Soviética para ver o que deu errado no socialismo e as revoluções sociais do século passado.


Robério Paulino é assumidamente um marxista e sabe que uma das questões que pairam sobre o pensamento atual da humanidade é o que aconteceu com as revoluções sociais do século XX, que pareciam tão sólidas e começaram a se desintegrar?
Partindo desse questionamento, ele resolveu estudar as razões que levaram à derrocada da União Soviética, ícone maior do socialismo do século passado. O resultado é o livro que será lançado na sexta-feira, 4 de maio, na Cooperativa Cultural Universitária, às 11h, “Socialismo no Século XX – o que deu errado”? (Caravela Selo Cultural) -  que trata das causas do colapso da URSS e o imenso legado da Revolução Russa, com suas conquistas, dificuldades e os equívocos do socialismo do século passado.
O totalitarismo de Stálin no Estado soviético, o engessamento da máquina industrial, a perda do dinamismo e do sentimento democrático que foi dando espaço para um setor restauracionista que envelheceu e não se renovou com as mudanças globais, são alguns pontos levantados pelo economista, professor da UFRN do Departamento de Políticas Públicas, que levou ao colapso da União Soviética em 1991.

“Veja bem, eu não digo que o socialismo deu errado. Eu faço um questionamento”, esclarece ele, afirmando que ao identificar o que aconteceu de errado, torna-se possível fortalecer o ideal socialista a partir das grandes conquistas da época e de um caminho que levará a não se cometer os mesmos erros.
“Aprendendo com as duras lições do Século XX, o movimento socialista, e as organizações que a influenciam, precisam hierarquizar de outra forma a relação bem-estar e ambiente”, aponta ele em determinado momento do livro que é dividido em sete capítulos, os quais vão desde a gênese do sistema soviético até considerações para o socialismo do século XXI, a partir da experiência soviética.