sábado, 19 de outubro de 2019

Segurança: Cosern começa etiquetagem de 85.200 itens em lojas de material de construção e produtos elétricos nesta segunda-feira (21)


Natal, 18 de outubro de 2019

 
A Cosern, empresa da Neoenergia, vai dar início na próxima segunda-feira (21) a um trabalho educativo de etiquetagem de 85.200 materiais (andaimes, caixas de antena, vergalhões, lajes, sacos e latas de tinta) utilizados na construção civil com orientações de segurança para prevenção de acidentes com a rede elétrica.

A ação, desenvolvida em parceria com lojas de construção civil, produtos elétricos e locação de andaimes em Natal e mais onze cidades (Mossoró, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Currais Novos, Ceará Mirim, Goianinha, Apodi, São Paulo do Potengi, Nísia Floresta, Macau e Touros) se estenderá até dezembro.

Nesta segunda-feira (21), as duas primeiras lojas que participarão da ação da Cosern em Natal serão A Lampadinha e A Construtora, ambas na Avenida Presidente Bandeira, no bairro do Alecrim. O trabalho educativo acontecerá das 8h às 12h n´A Construtora e das 13h às 17h n´A Lampadinha Alecrim.

Os materiais etiquetados pela Cosern com dicas de segurança são ferramentas fundamentais para o trabalho de mestres de obras, pedreiros, pintores, soldadores, montadores, serventes e outros profissionais da área de construção civil, além de instaladores de antenas de TV.

De acordo a Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee), a construção civil é atividade na qual mais acontecem acidentes envolvendo a rede elétrica no Brasil – na maioria dos casos, por falta de cuidados básicos tais como manter distância segura da rede, redobrar a atenção com barras de ferro, sarrafo e outros tipos de materiais metálicos (confira orientações de segurança abaixo).

Depois da construção civil, os furtos de energia (o popular “gato”), seguido da instalação inapropriada de antenas de TV, são as maiores causas de acidentes com a rede elétrica no Brasil.

Para prevenir essas ocorrências, a Cosern mantém um programa educativo permanente de divulgação de dicas de segurança nas contas de luz, palestras educativas em escolas e canteiros de obras e distribuição de cartilhas e folhetos explicativos com dicas de prevenção de acidentes nos principais eventos culturais do estado.

Orientações de segurança com rede elétrica na construção civil:

Ø   Na hora de fazer uma obra, mantenha uma distância segura (no mínimo 2,5 metros) que fique longe do fio do poste;
Ø   Redobre a atenção ao usar barras de ferro, sarrafo e outros tipos de materiais metálicos;
Ø   Evite o contato ou proximidade com os fios, pois eles podem colocar em risco a sua vida;
Ø   Não tente afastar a rede elétrica com nenhum tipo de material. Há risco de choque elétrico e poder ser fatal;
Ø   Cuidado com andaimes ou outras estruturas próximas à rede elétrica. A estrutura conduz energia e o choque pode ser fatal;
Ø   Ao fazer qualquer serviço que envolva energia elétrica, contrate sempre um profissional especializado;
Ø   Em caso de fio caído, mantenha distância e ligue imediatamente para o 116 da Cosern.