quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

Unanimidade na escolha da Mesa Diretora da ALRN

 

O consenso prevaleceu na eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa com a recondução por unanimidade, na manhã de ontem, do deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB) à presidência da Assembleia Legislativa para aos biênios  (2023-2025) e (2025-2027).

O mesmo ocorreu nas eleições dos  outros seis membros da mesa, embora houvesse acordo entre os deputados para remanejamentos dos cargos de primeiro  vice-presidente e nas quatro secretarias da Casa de um biênio a outro, enquanto o deputado estadual George Soares ocupa a segunda vice-presidência nos dois biênios.  

Com relação à mesa que encerrou mandato na terça-feira (31), permanecem ocupando cargos na mesa no biênio (2023/2025) quatro deputados, a começar pelo presidente Ezequiel Ferreira, enquanto o deputado George Soares (PV) troca a primeira secretaria pela segunda vice-presidência e o deputado Kleber Rodrigues (PSDB) a terceira secretaria pela primeira. Já o deputado Gustavo Carvalho (PSDB) continua na segunda secretaria. Os outros eleitos para o primeiro biênio foram os deputados Tomba Farias (PSDB), primeiro vice e Isolda Dantas (PT) e Adjuto Dias (MDB) para terceiro e quarto secretários.

Para o biênio 2025/2027, o remanejamento ocorrerá da seguinte forma: o deputado Tomba Farias cede a primeira vice para Kleber Rodrigues e assume a primeira secretaria. O deputado Galeno Torquato (PSDB) era primeiro vice na gestão anterior e passa a ocupar a segunda secretaria em lugar de Gustavo Carvalho, enquanto Isolda Dantas cede a terceira secretaria a Francisco do  PT (era quarto secretário até 31/01) e Adjuto Dias (MDB) dará lugar à deputada Terezinha Maia (PL) na quarta secretaria. Os deputados Ezequiel  Ferreira e George Soares permanecem na presidência e segunda vice. Antes da eleição da mesa, houve a solenidade de posse dos 24 deputados que compõem a 63ª legislatura.

O deputado Ezequiel Ferreira  agradeceu a confiança e o reconhecimento dos demais deputados. “Esta é uma casa plural, mas que mostra sua capacidade de diálogo e entendimento entre os seus pares, que se unem para fortalecer o Legislativo”.

“Quero registrar e agradecer aos gestos de três deputados, George Soares, Kléber Rodrigues e Tomba Farias, que entenderam que essa Casa não pode ter fratura, tem que ter união, respeitando as diferenças ideológicas”, continuou o presidente da Casa, que acrescentou: “Estamos eleitos para defender bandeiras, pensamentos, mas esse poder demonstra o seu tamanho, seu engrandecimento ao longo dos anos”.

Segundo Ferreira, a Assembleia “é uma Casa absolutamente plural, do diálogo e também de convergência, o que a gente tem hoje é uma demonstração de maturidade de uma Casa legislativa, que avança a passos largos”. Para Ferreira, a Assembleia com a presença dos deputados que se reelegeram e os novos que chegam, “se irmana no intuito de transformar cada voto que recebeu, no trabalho diário e árduo para retribuir com dignidade e competência que cada deputado tem, e irão fazer na defesa do povo do Rio Grande do Norte”.

Como gestor, acrescentou Ferreira, que “aprendeu desde cedo que ninguém faz na vida nada sozinho”, razão pela qual dividia as conquistas com todos os servidores e todos os deputados estaduais.

O Presidente  destacou, ainda, o desempenho da Assembleia nos últimos três anos, a partir da contribuição do servidores, para ganhar prêmios de melhor gestão  concorrendo com todas as demais Assembleias do país ao prêmio Unale - União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais.

Já no exercício do sexto mandato consecutivo o presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira de Souza, também foi presidente da Casa nos últimos oito anos. Com a recondução para os próximos quatro anos, será o parlamentar a passar mais tempo no comando do Legislativo potiguar. Liderança política com forte atuação nas regiões do Seridó, Trairí, Agreste e na Grande Natal, o deputado recebeu 70,8 mil votos nas eleições de 2022.

Em 2021, com o empenho de Ezequiel Ferreira, a Assembleia promoveu uma conquista histórica para os pequenos negócios, aprovando a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas e no ano seguinte iniciando a instalação de Salas do Empreendedor em todos os 167 municípios do Rio Grande do Norte, em parceria com o Sebrae-RN.


Fonte: Tribuna do Norte




Segunda, Quarta e Sexta feira Web Rádio Voz do Sertão