quarta-feira, 24 de maio de 2017

Nélter Queiroz pede celeridade ao DNOCS na conclusão da adutora de Caicó


Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (24), na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Nélter Queiroz (PMDB) pediu ao Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) celeridade na conclusão dos trabalhos na adutora de Caicó, localizado na Região Seridó. Segundo o parlamentar, o município está sem água há oito dias e o atraso no início das atividades da estrutura tem motivações políticas.
“No ano passado, eu estava na audiência com o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho (PMDB), quando ele me disse o absurdo que tinha feito: tirado o repasse da adutora do Governo do Estado para o DNOCS. Eu discordei de pronto, pois a sede do órgão fica distante de Caicó e o projeto já estava concluído, com a Caern (Companhia de Águas e Esgotos do Estado)”, conta o deputado.
Nélter Queiroz enfatizou que o deslocamento da adutora do Governo para o Departamento se deu por razão política, ao que complementou: “A política deve ficar em segundo lugar. A gestão e a comunidade devem estar acima disso”.
Ainda durante o seu pronunciamento, o parlamentar alertou que já havia externado que as águas da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, localizada na região Vale do Assú, estão acabando e que há o risco de a adutora ser entregue e, em quatro meses, o problema da falta de água voltar a incomodar o seridoense. A melhor alternativa, na opinião do deputado, seria usar como fonte para o abastecimento o lençol freático que existe entre os municípios de Upanema e Apodi, ambos na Região Oeste.
Além de Caicó, a adutora vai beneficiar os municípios de Timbaúba dos Batistas, São Fernando e Jardim de Piranhas, atendendo aproximadamente 100 mil potiguares.