Censo em comunidades quilombolas começa no Rio Grande do Norte

Foco Sertanejo
By -

 

O IBGE iniciou hoje (17) o Censo Demográfico nas comunidades quilombolas de todo o Brasil. No Rio Grande do Norte, lideranças do Território Capoeiras, em Macaíba, receberam a chefia estadual do IBGE e a coordenação do Censo num encontro que inaugurou um novo momento na história dessas comunidades tradicionais.

Pela primeira vez, a maior pesquisa do Brasil vai perguntar: “você se considera quilombola?”. O quesito vai abrir nos dispositivos de coleta dos 38 recenseadores treinados para trabalhar nessas áreas no RN. Além disso, haverá a possibilidade de informar a qual comunidade a família pertence.
“Acho que é importante e positivo, porque a gente é o que a gente se reconhece na verdade”, afirmou Maria Barbosa, liderança do território, no encontro com a equipe do IBGE no Ponto de Cultura Quilombola Baobá.Para o chefe da Unidade Estadual do IBGE no Rio Grande do Norte, Damião Ernane de Souza, a produção de estatística oficial é uma conquista dos povos e comunidades tradicionais. “Isso faz parte de toda uma luta de vocês, das comunidades quilombolas, trazer visibilidade para os povos originários brasileiros e retratar a nação”, falou.
De acordo com Maria Barbosa, a nova pergunta do Censo faz parte de um conjunto maior de vitórias. “O movimento que foi feito antes está sendo refletido hoje na juventude. Você vê que as pessoas hoje se reconhecem mais, usam mais seu cabelo, reconhecem mais sua negritude, os jovens se empoderam enquanto negros. Isso graças à luta de tempos atrás”, acrescentou Barbosa.



#buttons=(Ok, Go it!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência.Ver Agora
Ok, Go it!