sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Coluna Ponto X

Criança Esperança? Ou Indefesa!

Será realizado neste sábado 14/08 a festa de 25 anos do Criança Esperança, promovida pela Rede Globo e apoiada pela UNICEF, este projeto foi desenvolvido com o intuito de realizar projetos sociais em todo o território nacional, como oficinas de Teatro, Dança, Musica, Cursos Profissionalizantes e também com o objetivo de dar uma oportunidade de vida a milhares de crianças e jovens carentes do nosso país.

Vejo neste projeto uma oportunidade ímpar de contribuirmos um pouco para um futuro melhor das crianças do nosso país, mas ao mesmo tempo me pergunto? Será que ao fazermos uma doação estamos realmente ajudando estas crianças? Ou estamos eximindo o Governo da responsabilidade?

A garantia de prioridade dos direitos da criança e do adolescente, prevista no Art. 227, da C.F. segundo o parágrafo único, do Art. 4º do ECA, compreende: a) primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstancias; b) precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública; c) preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas; d) destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude.

RESUMINDO, SÃO DIREITOS FUNDAMENTAIS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE:

· Direito à vida e à saúde;

· Direito à liberdade, ao respeito é à dignidade;

· Direito à convivência familiar e comunitária;

· Direito à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer;

· Direito a profissionalização e á proteção no trabalho.

A realidade que vemos não compreende definitivamente o que foi lido acima, tudo no papel é muito lindo! O que vemos são crianças famintas, necessitando de cuidados médicos e psicológicos, pois muitas delas sofrem em casa abusos por parte dos seus pais ou responsáveis, aqui mesmo no nosso munícipio vemos várias crianças que só frequentam a escola com o único objetivo de desfrutarem da merenda escolar, muitas delas saem de casa sem tomar café ou até mesmo sem almoçar.

É por tudo isso que nossa sociedade está cada dia mais destroçada, quando vemos na TV crianças servindo de aviõezinhos para traficantes nós nos indignamos! Mas a realidade é que o Trafico as adota como filhas! Dão comida, roupas e até brinquedos que infelizmente são revolveres de verdade!

Pensem! Reflitam e Hajam! Não lavem as mãos diante deste problema para amanhã vocês não serem estatísticas da violência Urbana.