terça-feira, 22 de março de 2011

Do Leitor

MUNDO DO FAZ DE CONTA

Não quero aqui ser pueril, mas partindo da capacidade de que temos de sonhar e isso é inerente ao ser humano, ninguém nos proíbe; construo um mundo do faz de conta, onde certamente o real confundir-se-á com o imaginário, cabendo a qualquer pessoa referendar o que exponho ou não.

Faz de conta que não existem quase 10 milhões de crianças fora da creche; Faz de conta que não existem cerca de 400 mil educadores leigos no ensino fundamental; Faz de conta que não acontecem greves no ensino público no Brasil porque a educação é de qualidade: professores bem preparados e bem remunerados com todos os seus direitos respeitados, escolas com infra-estrutura de primeiro mundo(não falta nada); Faz de conta que temos um sistema educacional; faz de conta que existe uma lei de responsabilidade educacional como existe a lei de responsabilidade fiscal (justificativa para muito deixar de ser feito); Faz de conta que a saúde vai bem, assim como a segurança. Faz de conta que não existem brasileiros sem moradia e que é simples o processo para a aquisição de uma casa própria; Faz de conta que a ineficiência, a superficialidade, o obsoletismo, o nepotismo, o corporativismo, o exclusivismo, o individualismo não existem na política.

Quando sairemos de nossas casas e ocuparemos as ruas, os espaços públicos a exigir o que é nosso por direito; precisamos ser agentes de uma ação verdadeiramente transformadora. Ou será que continuaremos saindo às ruas em passeatas acompanhando pseudolideranças que mais tarde não cumprem ou não respeitam o que é direito ou anseio do povo.

Deixo aqui uma reflexão: é possível vislumbrar que o país, os estados, os municípios têm um projeto desenvolvimentista consistente?

Professor Renier Luiz