quarta-feira, 1 de junho de 2011

Audiência debate a Rede de Atenção Perinatal e a Mortalidade Infantil no RN


Na próxima quinta-feira (02), a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizará uma audiência pública para discutir sobre a Rede de Atenção Perinatal, Mortalidade Infantil Materna e o Neonatal no Estado. O debate, de iniciativa do deputado Hermano Morais (PMDB), será às 9h30, no auditório Robinson Faria.


A audiência pretende oferecer ao Ministério Público Estadual a oportunidade de apresentar informações sobre o projeto Nascer com Dignidade, que tem por objetivo atuar nos municípios que representam 50% da mortalidade infantil no RN. São estes: Natal, Caicó, Ceará-Mirim, Currais Novos, Macaíba, Mossoró, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e Pau dos Ferros.

A Secretaria Estadual de Educação também fará importante participação, apresentando o Plano Estadual para a Redução da Maternidade Materna Infantil. Ainda estarão presentes na audiência representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde, do Comitê de Mortalidade Materna, do Conselho Estadual de Saúde, da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do RN, entre várias outras instituições.

Mortalidade

Dados da Promotoria de Defesa da Infância e da Juventude apontam para um crescimento na taxa de mortalidade materna nos últimos anos. Em 2006, eram 24,8 mulheres para cada 100 mil nascidos vivos. Em 2007, o percentual foi para 27,2. Em 2008, subiu para 36,1 e em 2009 saltou para 52,7. Enquanto o índice máximo admitido pela Organização Mundial de Saúde é de 20 mulheres para cada 100 mil nascidos vivos.