terça-feira, 15 de novembro de 2011

No Maranhão, Lupi andou em dois aviões, diz dirigente de ONGs

O empresário Adair Meira, dirigente de ONGs beneficiadas por convênios com o Ministério do Trabalho, afirmou nesta terça-feira (15) ao G1 que o ministro Carlos Lupi andou em dois modelos de aeronaves durante viagem em 2009 pelo Maranhão, um bimotor Sêneca e um turbo-hélice King Air. Adair confirmou ter intermediado o aluguel do King Air, mas negou ter arcado com os custos.
Ele contou que recomendou ao ex-secretário de Políticas Públicas e Emprego Ezequiel Nascimento que alugasse o King Air na empresa de taxi aéreo Aerotec. “As empresas têm dificuldade em alugar para desconhecido. Eu recomendei ao Ezequiel a Aerotec e falei sobre ele para os dirigentes da empresa”, disse. O G1 tenta contato com Ezequiel Nascimento.
O G1 tentou contato com a Aerotec, que teria alugado o avião, mas foi informado por um funcionário que os diretores, que falam pela empresa, estavam viajando. O G1 deixou recado no celular de um dos diretores, mas não recebeu resposta até a publicação desta reportagem.
Segundo Adair, Lupi estava cumprindo a agenda pelo Maranhão no avião de modelo Sêneca, quando Ezequiel o convidou a andar no King Air por ser maior. Adair afirmou que essa aeronave foi usada pela comitiva do ministro em pelo menos um trajeto da viagem. “Acompanhei o ministro no King Air em um dos trechos, me parece que de Imperatriz a Timon”, afirmou.
Foto divulgada pelo site “Grajaú de Fato” mostra que Lupi também teria desembarcado em Grajaú com o turbo-hélice modelo King Air. No último fim de semana, o Ministério do Trabalho divulgou nota dizendo que Lupi apenas utilizou o modelo Sêneca durante a agenda no Maranhão. O G1 tenta contado com a assessoria da pasta.
Em depoimento na Câmara na última quinta (10), Lupi negou ainda que tenha andado no mesmo avião que Adair. “Nunca andei em jatinho de Adair, não o conheço (...) Não tenho nenhum tipo de relação com ele, apenas ter conhecido em algum evento público, isto é normal”, disse.
O empresário afirmou que decidiu “contar o que sabe” porque não gostou da forma como Lupi negou ter contato com ele. “Eu decidi falar porque o ministro negou me conhecer, o que gera suspeitas para a nossa organização. É como se tivéssemos uma doença”, disse.
Adair destacou que não conversou com Lupi durante a viagem de Imperatriz a Timon e que não tem intimidade com o ministro. “Fui convidado pelo Ezequiel e andar na aeronave. O ministro ficou o tempo todo conversado com o então candidato ao governo do Maranhão, Jackson Lago (já falecido). Não estava colado no ministro, não sou amigo do ministro, mas quando ele diz que não nos conhece, ele nos onera”, disse.
O empresário afirmou ainda que as ONGs dele conseguiram fechar convênios com o Ministério do Trabalho por “mérito”, após participação em chamadas públicas e apresentação dos documentos necessários.
“Os contratos não foram negociados com o ministro nem com o Ministério do Trabalho, tudo foi feito por meio de chamadas públicas, com exigência de estrutura própria, contrapartida de 5% do contrato”, afirmou.

Fonte: http://g1.globo.com/politica/