segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Morre um patrimônio Cultural de Lajes - Zé Negão.

É incrível como a vida prega peça na gente! Hoje muitas pessoas estão dizendo: "eu vi Zé Negão ontem pela manhã no Mercado Público!" 2011 foi marcado pela coincidência de termos perdido várias pessoas conhecidas.
Mas é importante que guardemos a memória dessas pessoas. No caso de Zé Negão, por ser um autêntico representante da cultura popular nordestina que vai deixar saudades nos amigos, nos agentes de cultura de Lajes, na família e no Centro de Idosos. Cidadão tão importante que recebeu várias homenagens ainda em vida.
Recomendação: recomendo à família de Zé Negão que preservem seus instrumentos pois se um dia Lajes tiver um museu com sua história, a memória deste sanfoneiro tem a obrigação de ser lembrada por muitas gerações.
Reproduzo aqui uma matéria feita com nosso sanfoneiro pelo blog Qualitativo do meu amigo Laelson.


ZÉ NEGÃO E O FORRÓ PÉ DE SERRA

Filho de Agostinho Moreira e Adélia Maria das Mecês, o sanfoneiro José Audí Moreira, mais conhecido como “Zé Negão” é um dos entrevistados do blog qualitativo. Esse ícone da cultura musical nordestina fala um pouco da sua vida e da sua carreira como artista, e finaliza dando uma canja para o seu Público cantando dois de seus grandes sucessos: “CABUGI DOS MEUS SONHOS E O POÇO MAL ASSOMBRADO”
QUALITATIVO: Você é filho natural de qual cidade?
ZÉ NEGÃO: São Tomé, RN.
QUALITATIVO: Quando foi que você chegou a Lajes?
ZÉ NEGÃO: Em 1972, moro em Lajes há mais de 37 anos.
QUALITATIVO: Você aprendeu a tocar sanfona com quem? E com qual idade?
ZÉ NEGÃO: Aprendi a tocar sanfona sozinho, olhando os sanfoneiros da cidade onde eu nasci tocarem, mas o meu primeiro instrumento foi uma Gaita. Entretanto, aos 16 anos de idade eu já tocava forró em toda a região.
QUALITATIVO: Quais são as dificuldades para um músico regional como você hoje em dia? Você não acha que falta um incentivo à música nordestina em nossa região, até como forma de preservação de nossa cultura?
ZÉ NEGÃO: Não existe esse incentivo, nem por parte da iniciativa privada e nem tão pouco por parte do poder Público.
QUALITATIVO: O que você acha da implantação de um projeto em Lajes, onde se ensinasse aos mais jovens a tocar sanfona?
ZÉ NEGÃO: Acharia ótimo, pois além de dar uma profissão aos mais jovens, seria uma forma de preservar a nossa Cultura.
QUALITATIVO: Você ainda tem algum objetivo para ser alcançado como músico ou já se sente realizado?
ZÉ NEGÃO: Tenho. O meu sonho é gravar um CD em um estúdio, para que possa deixar registrada a minha obra.
CURIOSIDADES: Embora os mais jovens não saibam, Zé Negão era quem tocava as festas da padroeira de Cidades como: Jardim de Angicos, Pedra Preta, Caiçara e Lajes. Também tocou para figuras ilustres da região que adoravam a boa música, tais como: José Militão, Raul Capitão, Jaime Batista, Jairo Procópio (que lhe deu uma sanfona), Neto Correia, etc.

Fonte: Blog Cícero Lajes