terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Pré-candidatos divergem na análise da pesquisa.

Os pré-candidatos a prefeito de Natal divergiram da interpretação dos números apontados pela pesquisa Certus, divulgada na edição de domingo da TRIBUNA DO NORTE. Os postulantes ao Palácio Felipe Camarão que estão nos primeiros lugares preferem avaliar os números pela ótica da pesquisa estimulada, na qual o ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT) aparece com 41,57%, já a ex-governadora Wilma de Faria (PSB) está com 19,43%. O terceiro colocado é o deputado estadual Hermano Morais (PMDB) com 5%.
Carlos Eduardo, PDT: É o momento de agradecer ao natalense. Estamos liderando, o que demonstra o desejo do eleitor.

Já os candidatos que estão nas últimas posições optam por uma análise que mostra mais de 50% das pessoas ainda sem um candidato definido, número apontado pela pesquisa espontânea (onde o entrevistador não cita os nomes dos candidatos). Três candidatos a prefeito se posicionam na margem dos 4 pontos percentuais (Rogério Marinho 4,86%, Felipe Maia 4,29% e Fernando Mineiro 4,29%); a prefeita Micarla de Sousa (PV) e o deputado federal Fábio Faria (PSD), que estão na margem dos 2 pontos percentuais. A atual prefeita surge com 2,86% e Fábio Faria com 2,43%.
O ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo avaliou que os números da pesquisa Certus "são promissores". "Sem sombra de dúvidas das pesquisas ajudarão a transformar nossa pré-candidatura em candidatura. É o momento de agradecer ao natalense. O que há na realidade desde a primeira pesquisa, realizada ainda em 2010, é que estamos liderando, o que demonstra o desejo do eleitor", destacou.
O deputado estadual Hermano Morais enalteceu o fato de ter chegado ao terceiro lugar na pesquisa. "Estou feliz com o crescimento da nossa pré-candidatura, que foi lançada há apenas três meses. Estamos em escala ascendente e com baixo nível de rejeição, o que demonstra nosso potencial de crescimento na medida em que ganharmos as ruas de Natal", destacou Hermano Morais, chamando atenção que fará reuniões com os pré-candidatos a vereador e com a comunidade para elaborar o programa de governo. "Depois de oficializarmos a nossa candidatura vamos apresentar o programa. Fico animado com o nosso crescimento que vem sendo feito de forma consistente", analisou o peemedebista.
O deputado federal Rogério Marinho chama atenção para o seu crescimento nas pesquisas e pondera que está disputando um pleito onde há um ex-prefeito, no caso Carlos Eduardo, e uma ex-prefeita e ex-governadora que é Wilma de Faria. "Temos tido crescimento e posição de consolidação da situação. Vejo também que esse é o momento em que a população não está prestando atenção no processo eleitoral, quem presta mais atenção são os políticos e a imprensa", analisou Rogério.
Para o candidato tucano, as pesquisas nesse momento apontam tendências que podem se consolidar ou não. "O cenário do princípio de janeiro não necessariamente será o de junho, na época das convenções. Basta ver o que ocorreu nas últimas eleições (de 2008)", destacou.
Com o tom direto de crítica a prefeita de Natal Micarla de Sousa, Rogério Marinho disse que o importante é que "qualquer que seja o candidato a governar a cidade precisa ter um projeto criativo e ousado porque Natal está imersa em um caos administrativo e gerencial". "Natal precisa de alguém ou grupo político que ao invés de fulanizar a política, discuta os projetos. Isso estamos tentando fazer desde março do ano passado com o Pensar Natal", completou.
O deputado estadual Fernando Mineiro disse que não vê muita diferença de uma pesquisa para outra. "As pesquisas de uma forma geral mostram uma indefinição da população de Natal. As pessoas estão muito indiferentes. A grande maioria da população está muito indefinida e isso mostra que temos um grande caminho a trilhar", disse o petista.
A reportagem da TRIBUNA DO NORTE tentou entrar em contato com a ex-governadora Wilma de Faria, mas ela não atendeu ao telefone celular. A Assessoria da prefeita de Natal Micarla de Sousa disse que retornaria com o posicionamento dela, mas até o fechamento dessa edição não o fez.