quinta-feira, 17 de maio de 2012

Banco do Nordeste promove conferência regional de desenvolvimento sustentável da caatinga.

O Banco do Nordeste está promovendo no dia de hoje e amanhã (17 e 18), a I Conferência Regional de Desenvolvimento Sustentável do Bioma Caatinga: A Caatinga na Rio + 20.
O evento está sendo realizado na sede do Banco, em Fortaleza, (av. Pedro Ramalho, 5.700) e com o objetivo de discutir a gestão do bioma, bem como possibilidades de integração de políticas públicas voltadas para convivência e preservação.
Estão confirmadas a participação do governador do Estado, Cid Gomes, do presidente do Banco do Nordeste, Jurandir Santiago, do ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Roberto Cláudio.
O resultado das discussões será consolidado em um documento intitulado Declaração da Caatinga, que formalizará os compromissos a serem assumidos pelos governos, parlamentos, setor privado, terceiro setor, movimentos sociais, comunidade acadêmica e entidades de pesquisa para a promoção do desenvolvimento sustentável desse bioma.
 A Declaração da Caatinga será apresentada nos eventos paralelos da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável - Rio+20, conforme acordo estabelecido entre o Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente do Estado do Ceará e a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente. 
A Conferência está sendo um dos eventos que marcarão o 60º aniversário do Banco do Nordeste e pretende definir os caminhos de um futuro sustentável para o principal ecossistema da região, bem como assegurar um comprometimento político renovado frente às lacunas que ainda existem e aos novos desafios emergentes para a implantação de uma economia verde no semiárido brasileiro. 
Paralelamente à Conferência Regional, ocorrerá a Mostra de Produtos e Práticas Sustentáveis da Caatinga, na qual serão expostos os resultados de iniciativas exitosas desenvolvidas nos nove estados participantes. 


Lajes presente.



 Da nossa Lajes estão participando do evento o vereador e vice presidente da FAERN Cesar Militão e a professora de Biologia da Escola Estadual Pedro II, Maria Lucimar Lopes Roque.