Deputado Walter Alves visita a Faern e fala sobre a seca no RN.

Foco Sertanejo
By -
Na tarde de ontem (09), o deputado estadual Walter Alves (PMDB) visitou sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern) e conversou com o presidente da Instituição, José Álvares Vieira. O parlamentar discutiu sobre os rumos da seca no interior potiguar e se mostrou preocupado com a situação. Também afirmou que o seu mandato está totalmente à disposição dos produtores rurais.
“A seca está preocupando a todos e não podemos aceitar isso com tranquilidade. Por isso, coloco o meu mandato a disposição das entidades representativas e também para os produtores do estado”, afirmou Alves.
 De acordo com o presidente da Federação da Agricultura do RN, José Vieira, o parlamentar é parceiro da entidade e preocupado com os temas do setor rural. “O deputado Walter, desde o primeiro contato que tivemos logo após ele assumir na Assembleia, se mostrou um bom parceiro da Faern e dos inúmeros produtores. A visita foi para debatermos a real situação da seca no estado e o que podemos fazer para minimizar esse sofrimento do homem do campo”, afirmou o presidente da Federação da Agricultura.

Diagnóstico da cadeia do leite 
Vieira e Alves também lembraram o evento promovido pela Faern e outras entidades agropecuárias na última segunda-feira (07), quando foi apresentado aos parlamentares do estado e a governadora Rosalba Ciarlini o diagnóstico da cadeia leiteira do RN. “Conversamos sobre o evento e sobre a tomada de atitudes, por parte do governo estadual, para com o setor de leite. Afinal, tanto ele como a Faern se mostram preocupados com os números apresentados e voltamos a pedir um maior empenho da administração Rosalba com o setor”, finalizou o presidente da Federação da Agricultura.

Fonte: Ecoar Notícias

Garibaldi defende ações de combate aos efeitos da seca
Medidas urgentes, em sintonia entre governo federal e estadual, precisam ser adotadas para que o Rio Grande do Norte e os demais estados nordestinos não sofram prejuízos irreparáveis, tanto para a população quanto em sua economia, em decorrência da grave seca que vêm enfrentando. Foi o que afirmou o senador Garibaldi Alves (PMDB-RN), ontem, no plenário do Senado.
Garibaldi Alves sugeriu cinco providências que devem ser implantadas o mais brevemente possível, como a liberação de recursos orçamentários pelos Ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e da Integração Nacional, com o objetivo de dar mais agilidade às ações destinadas ao combate aos efeitos da seca nas regiões afetadas.
O senador também pediu celeridade na liberação de todas as emendas parlamentares destinadas ao setor rural potiguar; e a busca de uma solução para a questão das dívidas rurais, prorrogando os prazos de vencimento neste ano de crise, criando novas linhas de crédito, para não prejudicar os mais necessitados; o fortalecimento dos estoques de grãos e rações animais através da Conab; e o apoio, em forma de recursos, para pesquisas e combate às pragas que atingem o semiárido potiguar. 
Garibaldi Alves informou que já são 139 os municípios do Rio Grande do Norte em situação de emergência, sofrendo com as consequências da estiagem e também com a escassez de alimentos, já que houve perda da produção agrícola e a pecuária também foi prejudicada, com os rebanhos morrendo de fome e sede. 
"Não podemos permitir e nem ficar aguardando que o pior aconteça. Temos que agir, pois não choveu nos quatro primeiros meses do ano e, segundo informações, não há perspectiva de que chova nos próximos meses", alertou o senador.

Fonte:Waldemir Barreto/Ag.Senado

#buttons=(Ok, Go it!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência.Ver Agora
Ok, Go it!