quarta-feira, 16 de maio de 2012


Federação da Agricultura distribui 10 mil doses de vacinas contra febre aftosa
Nesta terça-feira (15), a Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern), começou a distribuir para os Sindicatos dos Produtores Rurais do estado 10 mil doses de vacinas contra a febre aftosa. A medida servirá para ajudar os pequenos produtores no combate ao problema.
 De acordo com o presidente da Faern, José Álvares Vieira, a iniciativa parte da preocupação da Entidade com a problemática da febre aftosa e também com a seca no interior potiguar, que prejudica as finanças dos pequenos produtores. “Como em outros anos, acredito que com esse gesto estamos ajudando os nossos produtores. Com as doses da vacina, esses criadores estarão com os seus rebanhos mais protegidos. E com essa seca, que agrava tudo, acredito que servirá de ajuda”, explicou Vieira.
Para maiores esclarecimentos sobre essas vacinas disponibilizadas pela Federação da Agricultura, o pequeno produtor deverá entrar em contato com o Sindicato dos Produtores Rurais de sua cidade. “Assim ele terá todas as informações e poderá adquirir o remédio”, resumiu José Vieira. 

Febre aftosa
É uma doença causada por sete tipos de vírus, classificados como A, O (o mais comum),C,SAT-1, SAT-2 e SAT-3 e Ásia-1. Ela ataca todos os animais de casco, como os bovinos, suínos, ovinos e caprinos. é uma doença muito contagiosa presente na Europa, América do Sul, Ásia e África. No Brasil foram identificados 03 tipos: A, O e C . O agente apresenta grande tendência a mutações que originaram numerosos subtipos. 
A imunidade contra um deles não protege contra os outros, ou seja, se um animal atacado por um tipo de vírus, embora ofereça resistência ao mesmo, é ainda suscetível aos outros tipos e subtipos.

Fonte: http://www.senarrn.com.br

Ex deputado José Adécio intencifica visitas a Pedro Avelino.
O ex deputado e diretor administrativo da CEASA José Adécio Costa tem nos últimos dias intencificado suas vizitas a sua terra natal, Pedro Avelino. Comenta-se até nos bastidores da política daquele municípion que o ex deputado poderá vir a disputar a Prefeitura de Pedro Avelino. Adécio hoje vem trabalhando o nome de sua esposa Neide Suely para a disputa do pleito eleitoral de outubro próximo.
Todos os finais de semana o ex deputado está visitando o município. Nos sábados tem feito constantes visitas a feira livre de Pedro Avelino, e nos domingos tem visitado as  Comunidades Rurais, sempre ao lado da ex prefeita Neide Suely e do seu filho Adecinho .
José Adécio entende que com o desgaste da atual administração do prefeito Elson Trindade (PSB), chegou a hora da verdadeira mudança no município de Pedro Avelino.