quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Nova diretoria da Faern toma posse e fala em incentivos para o produtor e segurança nas zonas rurais

Incentivos para o produtor rural, melhoria na assistência técnica e segurança nas zonas rurais do estado. Foram esses e outros temas apresentados pela nova diretoria da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern) na posse ocorrida na noite de segunda-feira (10), em Natal, e que contou com a participação de diversas autoridades do setor agropecuário e político do estado. 
Com mandato de setembro de 2012 a setembro de 2016, a nova composição da Faern, encabeçada pelo atual presidente, José Álvares Vieira e pelo vice-presidente, César Militão, promete mudanças ao longo dos próximos anos. “Queremos reafirmar a nossa luta em favor dos produtores rurais do RN e em favor de uma economia rural pujante, segura e que traga benefícios para todo o estado. Para isso, continuaremos na busca de um maior respeito ao homem do campo e uma ação continua em favor dos pleitos de toda uma classe”, ressaltou o presidente empossado, José Vieira. 
O vice-presidente, César Militão, reafirmou as palavras do presidente e explicou que todas as ações da Federação da Agricultura passam pela integração com os sindicatos rurais e com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). “Para atingirmos satisfatoriamente as nossas reivindicações, que são muitas e justas, precisamos andar de mãos unidas e participando ativamente das decisões e trabalhos organizados pelos sindicatos dos produtores no interior e os pleitos mais abrangentes, que são capitaneados pela CNA e a nossa presidente, senadora Kátia Abreu”, comentou Militão. 

Segurança rural e assistência técnica 
O presidente da Faern, José Vieira, explicou que nos próximos anos continuará lutando pelas causas mais importantes do setor, como é o caso da segurança rural. “Já promovemos seminários em 2009 e 2011 sobre a segurança nas pequenas comunidades rurais e queremos mais. Queremos levar ao conhecimento de toda a sociedade potiguar essa luta. Afinal, para se produzir o melhor e mais barato alimento do mundo, o produtor rural precisa ter o mínimo de paz. E isso somente é possível com policiamento nas cidades do interior e nas suas zonas rurais. Com certeza, será um foco de nossas atenções”, explicou Vieira. 
Ainda de acordo com José Vieira, outra questão que será sempre debatida pela Entidade será uma assistência técnica mais apurada no estado. “Não podemos evoluir como produtores, como criadores, sem uma assistência rural mais eficaz. A boa ciência está ai para nos ajudar e isso somente é possível com a valorização dos técnicos agrícolas. A Faern irá brigar pela melhoria desse setor fundamental para o bom andamento da cadeia produtiva”, ressaltou Vieira. 

Medalha 
Ainda na noite desta segunda-feira, a Federação da Agricultura promoveu a entrega da medalha do Mérito Rural Senador Moacyr Duarte (Comenda criada pela Faern e que leva o nome do seu primeiro presidente) a três personalidades do estado que se destacaram no campo político, empresarial e acadêmico. 
Em 2012, os agraciados foram o ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho (representado na ocasião pelo seu filho, o deputado estadual Walter Alves) no campo político; o médico veterinário Guilherme Ferreira da Costa, no campo acadêmico; e o produtor rural Gilson de Andrade pessoa, no campo empresarial. “Três pessoas que muito dignificam a nossa atividade e que batalham por uma agropecuária mais forte e competitiva. Por isso, é com muito orgulho que destacamos esses nomes”, ressaltou o presidente da Faern, José Vieira. 
O representante dos agraciados, Guilherme Ferreira da Costa, agradeceu a homenagem e pediu uma maior atenção ao setor e aos produtores e técnicos que trabalham diariamente nas zonas rurais do RN. “Ficamos felizes com toda essa homenagem e carinho. Felizes em saber que a Federação da Agricultura é uma Instituição que luta em defesa do agricultor e em defesa de novas formas de trabalhar o campo. E é somente com essa visão moderna e atitudes firmes que conseguiremos superar secas, poucos recursos governamentais e desorganização. Com essa boa parceria, a nossa agropecuária irá para frente”, finalizou Guilherme Ferreira.

Gustavo e Fábio em Tenente Ananias  
Encerrando a sua agenda política do final de semana, o deputado estadual Gustavo Carvalho (PSB), esteve na noite deste domingo (09), na cidade de Tenente Ananias, Alto Oeste potiguar, onde participou do comício da prefeita e candidata a reeleição, Maria José (PSB) e da sua vice, Dra. Santana (PSB). 
 Na ocasião, o deputado destacou a atuação de Mazé, como é conhecida a prefeita na cidade, a frente do Executivo. “ Desde 2002 estou presente na cidade, essa é a terceira vez que venho a cidade nesta campanha, e acredito na vitória de Mazé, para continuar o desenvolvimento de Tenente Ananias”, disse Gustavo Carvalho. 
 O deputado federal Fábio Faria (PSD) também participou do comício da coligação “O Trabalho faz a diferença”, composta pelos partidos PSB, PR e PSD.