sábado, 20 de abril de 2013

 

Prefeito Benes Leocádio participa de encontro de lideres municipalistas do Brasil


Com a presença de representantes de todas as entidades estaduais e dirigentes de microrregionais municipalistas, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) instalou a reunião do Conselho Político. Os líderes municipalistas se reúnem em Canela (RS), desde ontem, 18 com encerramento nesta sexta-feira, 19 de abril.
O Presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN) e Prefeito de Lajes, Benes Leocádio, participa do encontro como uma das principais lideranças nacional em defesa dos municípios.
O encontro analisa o atual quadro de dificuldade da maioria dos Municípios. Como por exemplo, a situação de 96% deles no Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (Cauc). A CNM mostrou no início deste mês que apenas 4% das prefeituras podem firmar convênios com a União. Os gestores municipais vão analisar a pauta política da Confederação e discutir os temas a serem abordados na XVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O maior evento municipalista da América Latina está pré-agendado para a primeira quinzena de julho.

Seca e queda no FPM
Na abertura da reunião, o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, reiterou a preocupação com a grave crise que atinge quase a totalidade dos Municípios brasileiros. Ele lembrou da situação dos Nordestinos com a seca prolongada, retratada pelo Boletim CNM na edição de abril. 

Ziulkoski destacou ainda a frustração causada pelo segundo repasse deste mês do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Esta parcela será creditada amanhã, dia 19, e é 48,3% menor do que o estimado pela Receita Federal. 

Com texto da CNM e imagem de divulgação.