Mandela 'inspirou a luta no Brasil e na América do Sul', diz Dilma em tributo

Foco Sertanejo
By -
Presidente da República foi a 2ª chefe de Estado a discursar na solenidade.
Cerimônia no estádio Soccer City, em Johanesburgo, reuniu 80 mil pessoas.


Sob os olhares de cerca de 80 mil pessoas, a presidente Dilma Rousseff afirmou nesta terça-feira (10), durante tributo na África do Sul, que o exemplo do líder negro Nelson Mandela inspirou o Brasil e a América do Sul. Segundo Dilma, Mandela foi "a personalidade maior do século 20".

Falando em nome do continente sul-americanos, Dilma foi a segunda chefe de Estado a discursar na cerimônia que lotou o estádio Soccer City, em Johanesburgo, palco da final da Copa do Mundo de 2010. O ato na arena de futebol marca o início dos cinco dias de homenagens a Mandela, até seu funeral, que ocorrerá somente no domingo (15).

Símbolo da luta contra a discriminação racial, Nelson Mandela morreu na quinta-feira (5), em Pretória, aos 95 anos. O corpo do vencedor do prêmio Nobel da Paz de 1993 será enterrado, de acordo com seu desejo, na aldeia de Qunu, localizada na província pobre do Cabo Leste, onde ele cresceu.

Autoridades de todos os continentes viajaram à África do Sul para prestar uma última reverência a Mandela. Entre os 91 líderes mundiais que prestigiaram a cerimônia estão os presidentes Barack Obama (EUA), François Hollande (França), Raul Castro (Cuba), o premiê britânico David Cameron e o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

O tributo ao ícone mundial da luta pela igualdade racial teve início por volta do meio-dia (8h no horário de Brasília). Ao longo de toda a solenidade, mesmo sob intensa chuva, as milhares de pessoas que lotaram as arquibancadas cantaram e dançaram para reverenciar o ex-presidente.

A viúva de Mandela, Graça Machel, demonstrou muita emoção ao chegar à arena. Winnie Mandela, ex-mulher do líder negro, foi ovacionada ao ter seu nome anunciado pelo sistema de alto-falantes do estádio.








#buttons=(Ok, Go it!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência.Ver Agora
Ok, Go it!