quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Dilma assina dia 23 ordem de serviço para duplicar BR-304

A presidente Dilma Rouseff vai assinar a ordem de serviço da obra de duplicação da BR-304 no dia 23 de janeiro, durante a vinda a Natal para a inauguração da Arena das Dunas. Orçada em R$ 233 milhões, a obra na rodovia inclui a duplicação de 16 quilômetros da Reta Tabajara, construção de oito viadutos e a abertura de marginais em 21,7 quilômetros da rodovia, situados entre o Viaduto Trampolim da Vitória, em Parnamirim, e o entrocamento com a BR-226. A previsão de início das obras é a segunda quinzena de fevereiro.
 
O Departamento Nacional de Insfraestrutura de Tranportes (DNIT) – responsável pelos serviços na BR-304 – também deverá iniciar neste ano as obras complementares na BR-101, que envolvem a construção de seis viadutos, de uma passagem inferior (trincheira) para acesso a Avenida Maria Lacerda Montenegro, além de ampliação das marginais entre o Viaduto de Ponta Negra e o acesso a Pium, em Parnamirim. A apresentação das propostas está marcada para o dia 26 de fevereiro.
 
Para os trabalhos na BR-304, a empresa contratada foi a gaúcha SBS Engenharia. De acordo com o DNIT, serão construídos oito viadutos, sendo três deles no entorno de Macaíba. Um deles será erguido no girador que fica antes da chegada ao município, no sentido Natal-Macaíba. Em seguida, um segundo viaduto terá lugar no cruzamento da Avenida Jundiaí (primeira entrada de Macaíba). Mais a frente, na entrada da cidade que dá acesso a Prefeitura, um terceiro viaduto será responsável pela ligação da Avenida Geraldo Melo/ Rua Severino Galdino Ribeiro com a rodovia.
 
A instalação de outros cinco viadutos está prevista para o trecho que antecede o girador de Macaíba, ligando marginais a BR, e também ao longo da Reta Tabajara. De acordo com o superintendente regional do DNIT, Walter Fernandes, as desapropriações não deverão ser um problema para a obra, visto que “cinco ou seis” propriedades localizadas nas proximidades da entrada de Macaíba deverão passar pelo processo, somando cerca de 6 mil metros quadrados de área. “Praticamente toda a rodovia está dentro da faixa de domínio do DNIT”, afirma.
 
Segundo Walter Fernandes, a obra na BR-304 vai trazer mais segurança e permitirá maior fluidez para o trânsito na região. “A duplicação e adequação da Reta Tabajara vai contribuir para a diminuição do número de acidentes com mortes e vai melhorar o trânsito, que hoje é complicado”, diz.
 
A expectativa da Polícia Rodoviária Federal (PRF) é que a duplicação da Reta Tabajara possa reduzir o número de acidentes de maior gravidade que ocorrem nesse trecho da BR-304. Dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) mostram que, de 2012 para cá, esses 16 quilômetros da rodovia registraram três mortes em cada ano. Foram 13 feridos graves contabilizados em 2012 e mais 10 no ano passado.
 
“A BR-304 perde para a BR-101 em número absolutos de acidentes, mas em gravidade ela supera”, explica o inspetor da PRF, Everaldo Morais.
 
 
Consultoria

O DNIT também vai contratar uma empresa para prestação de consultoria e para supervisão da obra na BR-304. Com custo estimado em R$ 8 milhões, a licitação foi aberta no dia 3 de janeiro e a apresentação das propostas está marcada para o dia 24 deste mês, no formato pregão eletrônico (presencial).

 
Rodovias Federais
 
Pacote de obras para BRs-101 e 304

 
O que vai ser feito?
 
Duplicação da Reta Tabajara (16 km) e construção de viadutos e de marginais em todo o trecho

 
Extensão: 21,7 km
 
Trecho: do viaduto Trampolim da Vitória, em Parnamirim, até o entroncamento da BR-304 com a BR-226, que liga a Mossoró

 
Viadutos:
 
à No girador que fica antes do Centro de Macaíba, no sentido de quem vem de Natal para o município
à Na Avenida Jundiaí (primeira entrada de Macaíba, que dá acesso ao centro e ao distrito Jundiaí)
à Na avenida Geraldo Melo/rua Severino Galdino Ribeiro (segunda entrada de Macaíba, que dá acesso a Prefeitura Municipal)
à Outros cinco viadutos ao longo da Reta Tabajara
Custo: 233 milhões

 
O que vai ser feito?
 
Construção de seis viadutos e de passagem inferior (trincheira), ampliação de marginais e drenagem entre o Viaduto de Ponta Negra e pórtico

Trecho: do Viaduto de Ponta Negra até o acesso da estrada que leva a Pium, em Parnamirim

 
Viadutos:
 
à Em Neópolis, onde hoje existe túnel que dá acesso à avenida das Alagoas
à Em frente à avenida Abel Cabral
à Em Emaús, no primeiro semáforo para quem vai no sentido Natal-Parnamirim
à Em frente ao Parque Aristófanes Fernandes (viaduto em formato girador)
à No cruzamento com a avenida Clementino Câmara, em Parnamirim
à Em frente ao acesso a Pium
 
Trincheira: em frente à avenida Maria Lacerda Montenegro


Fonte: tribunadonorte.com.br