sexta-feira, 25 de abril de 2014

Encontro de ex alunos de Paulo Freire, acontece neste sábado em Angicos

Acontecerá neste sábado, 26, um encontro de ex-alunas e ex-alunos de Paulo Freire na Ufersa – Campus Angicos, isso em continuidade das atividades do II Seminário Internacional Diálogos com Paulo Freire – Com o tema: Ensinar, aprender: leitura do mundo e leitura da palavra.

“Em nenhum lugar do mundo onde estive fiquei mais tocado do que aqui e agora” (Declaração de Paulo Freire, em seu retorno a Angicos, em 28 de agosto de 1993, após 30 anos, na mesma sala onde todos se reuniram em 1963 com o então Presidente da Republica, João Goulart – para formatura de 300 alunas e alunos alfabetizadas/os em 40 dias por seu método de ensino).

O encontro acontece no auditório central da Ufersa Angicos com abertura prevista para as 10h00 deste sábado, 26 de abril. O mestre cerimonial é indicação do SINTE/RN.

A mesa de abertura terá representantes da UFERSA, Direção do SINTE/RN, Professora Dra. Luíza Cortesão (Universidade do Porto – Portugal e Instituto Paulo Freire de Portugal), professora Dra. Elza Maria Fonsênca Falkembach (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Ijuí, Representante do Consejo de Educación Popular de America Latina y El Caribe-CEAAL), professora Dra. Virginia Zavala (Pontifícia Universidad Católica Del Perú – Lima/Perú), Secretária Municipal de Educação de Angicos, professora Cinara Dantas.

Após a formação da mesa acontecerá a apresentação de ex-alunas e ex-alunos de Paulo Freire (depoimento de duas ou três pessoas). Entrega da Menção Honrosa. Mesa de Diálogos: Paulo Freire no Brasil e no mundo: Profa. Dra. Luíza Cortesão, Profa. Dra. Elza Maria Fonseca Falkembach e Profa. Dra. Virginia Zavala. Debatedora: Profa. Dra. Inez Helena Muniz Garcia – UFF/Niterói (RJ) (10 minutos para cada professora/respostas às perguntas encaminhadas, por escrito, pelas pessoas presentes).

Além disso, acontecerá uma visita à escola onde houve a formatura em 1963.

O evento conta com total apoio da Secretaria Municipal de Educação de Angicos, na pessoa, da professora secretária, Cinara Ribeiro Dantas.


Por Gilberto Rocha.