terça-feira, 24 de junho de 2014

UFRN e SMS desenvolvem tecnologia para ajudar no combate à dengue

Um sistema para auxiliar o combate à dengue, desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Secretaria Municipal de Saúde, repercute no mundo inteiro. Trata-se de um site e um aplicativo para smartphones idealizados pelo epidemiologista Ion de Andrade, da Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS), e executado pela equipe do professor Ricardo Valentim, pesquisador da UFRN, para ajudar a combater a dengue.

Segundo os pesquisadores responsáveis, o aplicativo é o primeiro do tipo no Brasil, e sua aplicabilidade permitirá aos usuários de smartphones informar sobre possíveis focos de dengue ou suspeitas da ocorrência da doença pela internet. Essas informações resultarão num cadastro que possibilita orientar as autoridades sanitárias sobre as ações seguintes.

O invento será apresentado ao Ministério da Saúde para apreciação. A nova ferramenta de combate à dengue deverá ser disponibilizada para uso da população no próximo mês, em princípio apenas para a capital.

A pesquisa da UFRN ganhou destaque internacional durante a Copa do Mundo, depois que a agência de notícias francesa (AFP) divulgou a criação do aplicativo. Sete sites de notícias do Brasil, 22 de países da América do Norte, América Latina, Europa e Ásia, e mais quatro vídeos em diversos idiomas repercutiram a informação.