domingo, 10 de agosto de 2014

"Vários reservatórios correm grande risco de colapso"

Luciano Xavier é engenheiro Civil formado na UFRN, foi da Secretaria de Infraestrutura do 
Estado e desde março de 2013 está à frente da Semarh (Foto: Júnior Santos).
A vigência do decreto de emergência para os municípios do RN castigados pela seca termina no próximo dia 15 de setembro. Nesta segunda-feira (11), o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado (Semarh), Luciano Xavier, se reunirá com representantes da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania (Sejuc) e da Secretaria de Agricultura, para definir a retirada e entrada de novos municípios no decreto.


Segundo o secretário, dos 167 municípios do Estado, 139 estão no decreto de emergência. Nessa reunião, ele acredita que algumas cidades do Agreste devem sair, porque a região está chovida, e outras do Alto Oeste, em que a situação é muito precária, devem entrar. Uma delas é São Miguel, que vive uma situação realmente calamitosa, com sua população de 18 mil habitantes sem água. 

Em uma entrevista à Tribuna do Norte, o secretário falou da providência que está sendo tomada para sanar o problema e de outras medidas para minimizar os efeitos da escassez d’água no RN, que não tem um bom inverno desde 2010. 

(...)

Por: Itaércio Porpino - Repórter.