quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Ibope aponta empate no 2° turno no RN: Henrique Alves, 40%; Robinson Faria, 40%

Instituto revelou que Henrique Alves caiu, mas continua liderando a corrida sucessória no Estado

O Ibope confirmou o que o estatístico Mardone França, do Instituto Certus, havia apontado na semana passada: que há uma tendência da eleição para o Governo do Estado ser decidida em segundo turno, entre Henrique Eduardo Alves (PMDB) e Robinson Faria (PSD). Mas não foi só. O Ibope revelou, também, que num eventual prolongamento da disputa, os dois nomes estão empatados com 40%.

No primeiro turno, Henrique Alves segue com vantagem sobre o segundo colocado. Segundo o Ibope, o peemedebista tem 38% das intenções de voto, contra 31% do principal adversário. Professor Robério Paulino, do PSOL, aparece com 3%; Simone Dutra, do PSTU, com 2%; e Araken Farias, do PSL, com 1%. Votos brancos e nulos somaram 15% e não sabe ou não respondeu, 10%.

Nesse cenário, a soma de todos os adversários ainda não seria maior que o número de votos de Henrique. Porém, considerando a margem de erro, de três pontos para mais ou para menos, é possível apontar a existência de um “empate técnico” para haver ou não segundo turno no RN.

E, se houver, há um empate entre o candidato do PMDB e o adversário do PSD. Os dois, segundo o Ibope, têm 40% se o segundo turno fosse realizado hoje, no Rio Grande do Norte. Votos brancos e nulos ficariam na casa dos 5% e indecisos, 15%.

Na semana passada, O Jornal de Hoje publicou matéria com o estatístico Mardone França, com a possibilidade crescente de segundo turno. “Há uma tendência de que a campanha caminha para definição de um segundo turno, em termos de uma previsão probabilística, dada a performance de cada um dos candidatos. Há uma chance, uma probabilidade de acontecer em torno de 60% e de não acontecer em torno de 40%”, destacou ele.


Fonte: O Jornal de Hoje.